Skip to main content

Segundo a Emater, a produtividade média obtida é de 2.900 quilos por hectare e a qualidade, de regular a boa (Foto: Divulgação/Biotrigo)

 

O Rio Grande do Sul tem nesta semana 10% da área de trigo colhida, segundo a Emater. A produtividade média obtida é de 2.900 quilos por hectare e a qualidade, de regular a boa.

"As chuvas recorrentes e os dias nublados trazem apreensão aos produtores, que receiam perdas em qualidade do produto com a maior exposição do grão em maturação à umidade ambiente", diz a Emater em relatório. "Essas condições também têm provocado a ocorrência de giberela e brusone, doenças que tendem a diminuir a produtividade das lavouras e a depreciar a qualidade dos grãos colhidos."

Leia também:
>> Chile reabre mercado para carne de frango do Rio Grande do Sul
>> Excesso de umidade em MS e no sul exige atenção para safra de soja

Quanto ao plantio da safra verão 2018/2019, a empresa informou que as lavouras de milho ocupam 55% da área prevista no Estado. "Atualmente, 98% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 2% entrando na fase inicial de floração. No geral, as lavouras expressam bom estado fitossanitário e bom desenvolvimento vegetativo, com as plantas apresentando tonalidade verde escuro e atingindo porte considerado satisfatório."

Já a semeadura da soja é mais lenta, por causa das chuvas no norte gaúcho. "Mesmo assim, cerca de 60 mil hectares já estão plantados, principalmente nas Missões e no Noroeste. A expectativa é de que a prática se intensifique na última semana de outubro e no início de novembro."

O plantio do arroz está favorecido no centro e oeste do Estado, onde choveu menos. As lavouras do cereal ocupam 25% da área estimada, ante 28% da média para o período.

Leia também:
>> Emater/RS: clima favorece lavouras de trigo, mas afeta pastagens
>> Tempo firme no Rio Grande do Sul beneficia o desenvolvimento do trigo

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply