Skip to main content

Planta também é conhecida como escova-de-macaco e pau-de-jangada (Foto: Marcelopardal/Wikimedia Commons)

 

Que árvore que vi na região de Casa Branca (SP) produz esse pêndulo?
Patrícia Gianelli de Oliveira, via Facebook
 

(Foto: Patricia Gianelli de Oliveira/Arquivo Pessoal)

A árvore é um exemplar da planta conhecida como pente-de-macaco, escova-de-macaco e pau-de-jangada, cujo nome científico é Apeiba tibourbou. Pertence à família Malvaceae, a mesma do algodão, mimo-de-vênus ou graxa-de-estudante, noz-de-cola, cacau, quiabo, entre outras plantas. Nativa daqui, ocorre naturalmente da região Norte até os estados de Minas Gerais e de São Paulo. A Apeiba tibourbou atinge cerca de 20 metros de altura e apresenta madeira leve, porosa e fácil de trabalhar, que é utilizada como poste e na construção de pequenas embarcações. A casca da árvore é empregada na confecção de cordas. Devido ao aspecto decorativo das folhas e frutos, a planta tem potencial ornamental.

Leia também: 
>> Conheça o cacto dama da noite, que não gosta de sol
>> Conheça o mamão de corda, fruto deformado do mamoeiro

CONSULTORA: SONIA ARAGAKI, pesquisadora Instituto de Botânica, Av. Miguel Stéfano, 3687, Água Funda, CEP 04301-012, São Paulo (SP), tel. (11) 5067-6000, www.ibot.sp.gov.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply