Skip to main content

(Foto: Pxhere/Creative Commons)

 

Crescer no campo é sinônimo de ter contato com animais, muito verde e alimentos direto na terra. Quem cresce nos centros urbanos pode ficar afastado disso, mas a rotina do interior também pode afetar o contato com a natureza. E o Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para mostrar aos pequenos como é fazer atividades rurais, tais como andar a cavalo, tirar o leite da vaca ou simplesmente colher frutas do pomar. Abaixo, confira dicas de passeios para fazer nesta data.

1.Turismo Rural
Venda Nova do Imigrante (ES)
Com economia focada na produção de café, o município tem tradição em agroturismo. É possível visitar fazendas e propriedades para ver a produção de alimentos, bom para mostrar para as crianças como a comida é produzida e ensiná-las a valorizar o meio ambiente. Há também a cachoeira do Alto Bananeira, perfeita para se refrescar caso esteja calor, casas coloniais e um restaurante que serve pizza de polenta com socol, ingrediente tradicional no Espírito Santo.

Circuito das Águas (SP)
As cidades de Socorro, Águas de Lindóia e Serra Negra, no interior paulista, oferecerem diversas opções para entreter os pequenos. Em Águas de Lindóia há o Morro Pelado, fazenda turística na qual as crianças podem andar a cavalo. A cidade também possui o Thermas Hot World, um parque aquático com piscinas aquecidas e que oferece estruturas de arvorismo. Já em Socorro fica o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, referência em turismo sustentável do Brasil porque tem projeto de entretenimento para pessoas com deficiência. E Serra Negra conta com uma infraestrutura de ótima de restaurantes para curtir um pôr do sol na praça, acompanhando um típico final de dia no interior. Já o passeio de teleférico leva os visitantes até um mirante do município. 

2. Cozinhar
Outra forma de fazer o contato com a natureza é integrar as crianças na cozinha, para que elas vejam como são as frutas, legumes e vegetais antes de chegarem no prato. Visto que o dia delas é uma data para celebrar, a sugestão é fazer receitas fáceis de fazer e que agradam quase todo mundo: 
> Como fazer torta de cachorro quente
> Creme de graviola 
> Pão de queijo recheado 
> Bolo de amendoim com cobertura de chocolate  

Bolo de amendoim (Foto: Divulgação/ União)

 

_A oportunidade também é uma chance de pedir ajuda dos pequenos para eles organizarem a própria lancheira da próxima semana – e de maneira bem saudável. Confira nossas dicas. 

3. Plantar
Sujar as mãos de terra faz bem, desde que lave direitinho depois. Convide as crianças para cultivar plantinhas, uma boa forma de mostrar para elas como fazer uma pequena horta. Há opções de flores lindas e aromáticas que deixam qualquer cantinho mais perfumado.

Temperos simples, como hortelã, orégano e salsa também podem ser plantados com facilidade para criar uma pomar caseiro.

Gibi Horta & Liça (Foto: Divulgação/Embrapa Hortaliças (DF))

Você também pode aproveitar para ensinar os pequenos da importância do plantio direto no solo, enquanto elas brincam no jardim ou no parquinho. O Gibi Horta & Liça possui desenhos e histórias bem divertidos sobre o tema que cativam adultos e crianças.

4. Incentive a cultura
Se ir até o campo não será possível, ou chover no Dia das Crianças, é possível levar o interior para dentro de casa: listamos nove filmes para quem gosta de cavalos, ideal para enaltecer a importância do respeito aos animais.

Há também o filme Babe, o Porquinho Atrapalhado (1995), do diretor Chris Noonan. Com cara de sessão da tarde, o longa diverte toda a família ao mostrar Babe, um leitão que chega em uma fazenda e quer se tornar pastor de ovelhas. 

Babe, o Porquinho Atrapalhado (Foto: Reprodução)

 

Para quem gosta de animação, a dica é o filme O Touro Ferdinando (2017), de Carlos Saldanha, que tem como protagonista um touro tranquilo que não gosta de brigas. Um dia, ele se envolve em uma confusão e acaba sendo escolhido para uma disputa numa arena de tourada em Madri, na Espanha.

E contar histórias nunca é demais. O livro O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos, é um romance que completou 50 anos de idade. A trama acompanha Zezé, um garoto de seis anos que mora no Rio de Janeiro e, apesar de ser um menino bom, vive aprontando travessuras. 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply