Skip to main content

Tabela do frete foi criada a pedido de transportadores durante greve no fim de maio. (Foto: Marcos Camargo)

 

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) pediu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o cancelamento da audiência pública marcada para esta terça-feira (9/10) para discutir a imposição de sanções referentes ao descumprimento do tabelamento do frete.

A audiência está marcada para ocorrer às 14h.Em nota divulgada nesta segunda-feira, a CNA informa que encaminhou um ofício do diretor-geral da ANTT, Mário Rodrigues Júnior, solicitando o cancelamento da audiência, sob a justificativa de que a lei que criou a política de preços mínimos do frete estabeleceu que a participação do setor agropecuário deve ser previamente regulamentada pela agência reguladora, antes da edição de qualquer normativo sobre a matéria, principalmente quando para regulamentar a imposição de sanções ao setor produtivo.

Leia também:

>> Abag acredita que tabela do frete cairá após eleições

>> Tabela cria insegurança jurídica e trava vendas da safra

A CNA é contrária ao tabelamento do frete "por entender que a medida é inconstitucional, prejudica os produtores e fere o princípio da livre concorrência".Para a entidade, a iniciativa da audiência pública "viola frontalmente os princípios da juridicidade e da eficiência". A CNA defende que, em caso de não cancelamento da audiência, os efeitos da proposta de resolução sejam sustados, caso venha a ser publicada após a reunião, "dada a sua manifesta ilegalidade por ausência de regulamentação prévia de participação do setor agropecuário".

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply