Skip to main content

Área de reflorestamento no Paraná. Projeto Pronasolos terá início no dia 8 de outubro (Foto: Joel Rocha/Editora Globo)

 

O Estado do Paraná começará a implementar, a partir da próxima segunda-feira (8/10), o projeto Pronasolos Paraná, dando início ao programa homônimo de âmbito nacional. A iniciativa é inédita e vai ampliar o conhecimento sobre os solos brasileiros, assim como contribuir para subsidiar políticas públicas, embasar iniciativas de agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, segundo nota da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas).

Nesta semana, técnicos do projeto paranaense estão sendo treinados e coletando informações em propriedades rurais da região oeste, entre os municípios de Toledo e Foz do Iguaçu. O levantamento efetivo será realizado em dois anos e abrangerá grande parte do território paranaense. Participarão do levantamento, nesta etapa, três pesquisadores da Embrapa Florestas, um do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e técnicos contratados pelo Pronasolos Paraná.

Leia também:
>> Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
>> Agricultura abre consulta para referendar plano de florestas plantadas

Além de informações sobre o solo, será analisada também a vegetação local, especialmente em ambientes ciliares (próximos a rios e cursos d'água), de acordo com a Embrapa. O projeto deve preencher uma "lacuna de conhecimento a respeito dos solos paranaenses", diz a entidade na nota. Os mapeamentos atuais estão em escala de baixo detalhamento e os novos serão feitos em escala 1:50.000 para solos e 1:10.000 para vegetação.

A inclusão de dados sobre vegetação em áreas com rios e nascentes auxiliará, ainda, a incluir ações de preservação em políticas do Estado para o planejamento rural. "O grande desafio da agricultura hoje é a produção de água", afirma o pesquisador da Embrapa Florestas e coordenador estadual do projeto, Gustavo Curcio. "Essa produção é feita com solos e vegetação conservados", acrescenta.

Leia também:
>> Logística é o maior desafio da exploração sustentável na Amazônia
>> Desmatamento em área ocupada com soja no Cerrado é o menor em 16 anos

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply