Skip to main content

Capuchinha (Foto: Vlaeria Farah/Flickr)

 

Além de enfeitar as varandas e jardins, as flores também podem ser elementos que incrementam as refeições. Utilizadas como temperos ou ingredientes principais de receitas, elas podem ser usadas em doces, chás e saladas, por exemplo. A única condição para usá-las é que estejam bem limpas. Abaixo, conheça quatro espécies que podem ir parar no seu prato. 

Capuchinha
O sabor da capuchinha (Tropaeolum majus L.) lembra do agrião, um pouco picante e amargo. As suas folhas são boas para fazer sucos, infusões e chás. Já as flores podem ser usadas em saladas, e complementando tábuas de queijos e carnes. Se forem preparados em conserva, os frutos imaturos da capuchinha lembram a alcaparra. Já suas sementes moídas podem substituir a pimenta. Aprenda a plantar capuchinha. 

Capuchinha (Foto: Thinkstock)

 

Violeta
A variedade Viola Odorata é a ideal para incrementar receitas, tais como doce de violeta, chás, bolos e xarope. As flores também podem ser incluídas em saladas, manteiga ou geleias. Fácil de cultivar, a planta não ocupa muito espaço. Veja como plantar violeta. 

Violeta (Foto: Pixabay/BeckerBuben/Creative Commons)

 

Leia também:
>> 10 flores para comer
>> Como plantar cinco flores perfumadas para ter em casa

Hibisco
Também conhecida como vinagreira, quiabo-azedo e groselha, o Hibiscus sabdariffa L. é uma variedade que pode ser usada para a produção de geleias caseiras e chás, sejam quentes ou frios. Além de ser bonita para enfeitar os ambientes, a planta é rústica, tem crescimento rápido e pode ser produzida em todas as épocas do ano. Saiba como cultivar hibisco. 

Hibisco (Foto: Ernesto de Souza / Editora Globo)

 

Rosas
As pétalas da flor podem ser usadas na culinária como xaropes, decoração de bolos, doces ou saladas. Além disso, podem incrementar o sabor de coberturas, sorvetes, geleias e ir até dentro do gelo para enfeitar bebidas. A planta pode ser cultivada durante o ano inteiro, mas não gostam muito de umidade. Veja como plantar rosas. 

Rosas (Foto: Valdemir Cunha/Ed. Globo)

 

Leia também: 
>> 8 temperos para plantar em casa
>> Chás: como cultivar oito plantas para fazer a bebida em casa

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply