Skip to main content

Segundo Blairo Maggi, produtos são utilizados em lavouras de soja, milho, arroz, cana-de-açúcar feijão e trigo, entre outros (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, relatou nesta terça-feira (25/9) que o Comitê Executivo de Gestão da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a redução de 8% para zero por cento da alíquota de importação de dez ingredientes ativos utilizados na formulação de inseticidas aplicados em lavouras do país. Os produtos são bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur.

"Esses ingredientes ativos representam cerca de 60% dos inseticidas utilizados no país e são utilizados em cultivos como soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo", relatou o ministro.

Segundo ele, a decisão vale quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deve demorar uma semana. "O ministério trabalha para reduzir os custos de produção, aumentar a renda do produtor e colocar mais produtos na mesa dos consumidores brasileiros e estrangeiros."

Leia também:
>> Glifosato, o que é e por que é tão utilizado
>> Entenda o que está em jogo na nova lei dos agrotóxicos
>> Bayer tenta reverter decisão de tribunal da Califórnia sobre glifosato

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply