Skip to main content

Ministros da Agricultura reunidos na Argentina (Foto: Mapa/Divulgação)

O Brasil sugeriu aos países sul-americanos um reforço conjunto nas medidas para evitar a chegada da peste suína clássica e africana ao continente, informou o Ministério da Agricultura, me comunicado (Mapa). Foi durante reunião dos ministros da Agricultura do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), na última semana, com participação do ministro Blairo Maggi.

A doença, que não é transmissível para seres humanos, mas é extremamente nociva para planteis de suínos, tem se alastrado por Rússia, países do leste europeu e da Ásia, incluindo a China. Da parte do Brasil, já foi anunciado um reforço nas medidas de vigilância.

“O alerta é importante para que a doença não chegue ao continente sul americano”, pontua a nota do Ministério da Agricultura, com o relato da reunião, realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.

Ainda de acordo com o Mapa, pelo menos seis declarações conjuntas foram assinadas pelos ministros do CAS. Os documentos tratam de temas como limites de tolerância a resíduos, resistência antimicrobiana, convergência regulatória, acesso a mercados, recursos fitossanitários e edição gênica, considerada a nova fronteira da biotecnologia.

Leia também
>>> É preciso aproveitar momento de mudança na política nacional
>>> Maggi diz perceber 'má vontade' da China para negociar protecionismo
>>> Sobretaxação do setor agropecuário não está na proposta, diz Ciro

No relato da pasta, o ministro da Agricultura do Brasil argumentou que há 1450 insumos utilizados pelos países que integram o Conselho cujas regras não coincidem com as brasileiras. A falta de uma harmonização das regras pode trazer problemas. Maggi propôs que o Mercosul utilize os padrões previstos no Codex Alimentarius.

Diferenças de resíduos de moléculas usadas na produção, por exemplo, chegam a 70%. E existem produtos usados nos países vizinhos, mas que são proibidos no Brasil. “Estamos fazendo uma provocação aqui no CAS para tentar mudar uma situação prática e que precisa ser resolvida. Queremos harmonizar a legislação e ser mais rápidos no comércio”, disse Maggi.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply