Skip to main content

Citometria de Fluxo sendo manipulada (Foto: Divulgação)

A Alta, de Uberaba, terra do gado zebu no Brasil, é a líder do mercado de inseminação artificial. E a empresa, presidida pelo meu velho conhecido Heverardo Rezende, está introduzindo no país uma técnica que potencializa a precisão para avaliar a qualidade do sêmen congelado.

O nome é meio complicado: Citometria de Fluxo. A tecnologia avalia um atributo particular e importante do espermatozoide do touro, como a viabilidade, em conjunto com parâmetros de motilidade (capacidade de movimentação do espermatozoide), vigor celular e morfologia espermática para atestar as características e atributos do sêmen de maneira sistêmica. 

“A Citometria de Fluxo analisa vários parâmetros simultaneamente e atua com objetividade ao analisar as amostras. A leitura da viabilidade celular é realizada por equipamentos de última geração, chamados citômetros de fluxo. A leitura é realizada em 10 segundos com até 10 mil células analisadas por amostra”, explica o veterinário da Alta, Neimar Severo.

“Essa tecnologia reforça nosso pioneirismo no mercado de inseminação artificial, uma vez que somos a única empresa de coleta e processamento de sêmen bovino do país a utilizar a citometria de fluxo no controle de qualidade do sêmen congelado”, diz Severo.

Eu vou falar mais dessa tecnologia em breve.

Leia também: 
>> Preço do boi mantém trajetória de alta
>> Boi gordo: preços sobem em agosto no segundo mês seguido

Tabapuã na Expo Rio Preto
O Tabapuã, raça brasileira fruto de cruzamentos entre o gado mocho nacional e animais de origem indiana, acaba de confirmar participação na  56ª  Expo de Rio Preto, que acontece de 10 a 14 de outubro no Recinto de Exposições de São José do Rio Preto (SP). 

Julgamento do Tabapuã será nos dias 13 e 14 de outubro (Foto: Divulgação)

 

Ano passado, durante o evento, a raça reuniu expositores de três estados e teve como jurado o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, que destacou a qualidade do tabapuã julgado na pista.. 

“Para esta edição esperamos elevar o número de animais. Já temos confirmados expositores de quatro estados”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Tabapuã (ABCT), Julio Laure.

Veja os animais de destaque já confirmados: Heterrogênea TJG,  atual Reservada Grande Campeã da Expozebu de Uberaba na categoria fêmea, e Urro FIV de Tabapuã, atual Grande Campeão da Expozebu de Uberaba e da Expo Rio Preto no ano de 2017.

O julgamento da raça Tabapuã na 56ª Expo de Rio Preto, será conduzido pelo jurado João Augusto Faria nos dia 13 e 14 de outubro.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply