Skip to main content

Exemplo de planta Araceae (Foto: Bernard DUPONT/Creative Commons)

 

Por que tem certas plantas que vivem sobre outras e com o tempo as matam?
Kaliny Mendes, via Facebook

Planta de Kaliny (Foto: Kaliny Mendes/Arquivo Pessoal)

As plantas que crescem sobre outras podem ser de vários tipos. A maior parte delas – como a da foto ao lado, é uma representante da família Araceae – utiliza outras apenas como apoio. Chamadas de epífitas, não provocam prejuízos para a planta sobre a qual se desenvolvem. Orquídeas e bromélias são dois exemplos. As plantas parasitas, ao contrário, têm meios de penetrar nos tecidos das árvores e utilizar seus nutrientes, podendo até causar prejuízos. Espécies como as chamadas ervas-de-passarinho têm os frutos consumidos por aves, e as sementes são dispersadas por suas fezes. Distinguir um tipo de planta de outro não é sempre simples, sendo necessária uma certa familiaridade com a flora do local. Em uma floresta, as parasitas geralmente são pouco frequentes, enquanto as epífitas são muito mais comuns.

CONSULTOR: MARCOS EDUARDO GUERRA SOBRAL, professor de ecologia e sistemática vegetal na Universidade Federal de São João del Rei, Praça Frei Orlando, 170, CEP 36307-352, São João del-Rei (MG), tel. (32) 3379-2388

Leia também: 
>> Como plantar orquídea
>> Bromélias são imunes ao mosquito da dengue
>> GR Responde: Como tratar ataque de fungo em orquídeas?

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply