Skip to main content

Gedeão Pereira, do setor de Relações Internacionais da CNA, discursa em evento na Argentina. "Temos que nos entender", disse ele, defendendo a unidade de países do Mercosul (Foto: Divulgação/CNA)

Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) defenderam uma maior unidade dos países do Mercosul para a conquista de novos mercados para produtos agropecuários. Foi nesta semana, durante participação no Diálogo Agrícola Brasil-Argentina, em Buenos Aires, evento que teve como principais temas a agenda bilateral e o comércio exterior.

De acordo com o divulgado pela CNA, as discussões giraram em torno da importância do mercado asiático e das normas da União Europeia que, na visão da entidade, tem tornado mais restritas as exportações brasileiras e argentinas para o bloco.

“É necessário estarmos permanentemente dialogando entre nós. Temos que nos entender para que juntos cheguemos no mundo como um bloco extremamente importante, creio que o mais importante na futura produção de alimentos”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, conforme o divulgado pela Confederação.

Leia também
>>> Acordo entre Mercosul e UE nunca esteve tão próximo, diz secretário
>>> 'Não devemos abandonar ideia da aliança da UE com o Mercosul', diz Temer
>>> Deputados da UE pedem suspensão das negociações com o Mercosul após morte de Marielle

Ainda segundo a CNA, representantes do governo argentino defenderem uma rápida conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que tem na área agrícola um de seus principais pontos de discussão.  E representantes do Paraguai e do Uruguai pediram formalmente a ampliação do Diálogo Agrícola, para que também possam participar de outras edições.

O encontro foi realizado na semana em que o presidente da Argentina, Maurício Macri, adotou medidas para tentar conter a desvalorização do peso e a crise econômica do país. Na última segunda-feira (3/9), Macri anunciou uma redução à metade dos ministério, além da retomada dos impostos de exportação, as chamadas retenções, que afetam o agronegócio argentino.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply