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Sede do Rabobank na Argentina (Foto: Rabobank)

O banco holandês Rabobank está expandindo suas operações na Argentina, antes concentrada em grandes corporações do agronegócio do país. A instituição elaborou um plano de negócios para ampliar sua base de clientes tendo como público-alvo o produtor rural, a exemplo do que é feito em outros países, como o Brasil, desde 2004.

A estratégia foi preparada considerando um horizonte de oito a dez anos, explica Ricardo Gonzalez, executivo da chamada “banca rural”, como a instituição identifica seu setor responsável pela relação direta com o produtor. Segundo ele, a estratégia considera que há um “apetite” por investimentos e um potencial de crescimento da produção agropecuária local.

“O banco definiu os países com maior potencial de aumentar a produção e a Argentina é um deles”, afirma Gonzalez. “O produtor está preocupado com o campo, ele gosta de produzir. Mas também dá valor a ter uma assessoria financeira”, acrescenta.

Em uma primeira fase, o Rabobank quer chegar aos produtores de grãos e pecuaristas de corte, setores mais fortes do agronegócio argentino. A depender dos resultados, o plano prevê a expansão para outros segmentos.

A pretensão é chegar a fazendeiros com propriedades de, no mínimo, 5 mil hectares. Se houver áreas arrendadas, essa porção não pode representar mais do que a metade da fazenda. Esses produtores devem ter perfil para contratar, ao menos US$ 2 milhões em crédito.

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Considerando esse perfil, o banco estima uma carteira total de US$ 8,2 bilhões. Desse volume, a expectativa da instituição é ter US$ 1,2 bilhão em financiamentos, o que representaria algo próximo de 15% de participação.

“Estamos focando um produtor maior com tíquete maior. Se a estratégia der certo, a ideia é ir também para os menores”, explica Gonzalez. “Queremos relacionamentos de longo prazo. Há produtores que querem comprar fazendas ou outros ativos fixos, mas não têm financiamento”, acrescenta.

Com um escritório montado em um palacete no bairro nobre da Recoleta, em Buenos Aires, o Rabobank está na Argentina desde 1993. A unidade não tem licença bancária. Atua apenas como unidade de representação da instituição financeira europeia, o que limita a oferta de produtos e serviços. Impossibilita, por exemplo, a captação de depósitos locais.

“Como nosso suporte virá de dinheiro do exterior, vamos operar só em moeda estrangeira: dólar e euro. Acaba tendo um hedge natural com um setor que é bastante exportador”, analisa Gonzalez.

Pelo menos neste momento, Gonzalez avalia que a execução do plano não deve ser afetada pela atual situação do país, que tenta superar uma grave crise econômica. “A conjuntura atual é complexa, mas nosso foco é no longo prazo”, reforça o executivo, acrescentando que “ninguém pode fazer futurologia”.

*O repórter viajou a convite da empresa
Source: Rural

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