Skip to main content

O trator anfíbio após atravessar o córrego (Foto: Cassiano Ribeiro/Globo Rural)

Um trator com pneus gigantes que se movimenta de um lado para o outro dentro de um córrego se tornou uma das maiores atrações da Farm Progress Show, feira de tecnologia agrícola dos Estados Unidos que ocorre esta semana em Iowa, meio-oeste americano. A ideia de colocar a máquina em operação dentro da água é de uma fabricante de pneus, com o objetivo de divulgar uma tecnologia chamada de flotation (flutuação, em inglês).

 

  

“O que a maioria dos produtores rurais busca é uma máquina que não compacte o solo e isso ocorre pela pressão do peso dos equipamentos. A única parte de contato entre máquina e solo é o pneu, então quanto maior for o pneu, menor é a pressão específica por cada centímetro quadrado no solo. Neste caso aqui é o extremo. A maior flutuação se dá quando se consegue fazer flutuar na água”, explica o gerente técnico da empresa que demonstra o produto Norberto Herbener em entrevista à Globo Rural.

Leia também:
>> Transplantadeira e distribuidor de sementes ganham o Prêmio Gerdau Melhores da Terra
>> Trator conceito é o campeão de visitação da Agrishow

Ele ressaltou que a ação é uma estratégia de marketing e que o modelo de trator usado não poderia usar os pneus que foram instalados nele se estivesse em operação na terra. “Na água não há problemas”, garante.

Pneus foram instalados para o trator passar pelo córrego (Foto: Cassiano Ribeiro/Globo Rural)

O executivo afirmou ainda que a empresa atua no Brasil através de alguns distribuidores, mas que tem dificuldades de mercado por não ter uma produção própria no país. Nos Estados Unidos, o preço de cada pneu varia conforme o tamanho e nível de flutuação, mas uma unidade pode custar US$ 100 mil, diz.  

*O jornalista viajou a convite da Corteva Agriscience.

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply