Skip to main content

Pirão de Cambira é uma delícia para ser servir em almoço de família (Foto: Divulgação)

 

_O segredo para fazer um pirão delicioso está na combinação de uma farinha de qualidade com um caldo quente bem temperado. Com raízes brasileiras e angolanas, o prato é tradição no estado de Santa Catarina, que até recebeu o título de “capital nacional do pirão”.

A receita é tão aclamada pelos catarinenses que eles promovem há mais de 20 anos a Festa Nacional do Pirão, realizada na cidade de Barra Velha. O evento acontece principalmente no mês de setembro, e reúne cozinheiros profissionais, amadores e visitantes que adoram degustar a delícia. Em homenagem ao pirão, separamos uma receita da equipe da festa que leva peixe defumado. De acordo com a organização, o nome “cambira” vêm de um cipó abundante das regiões próximas ao mar de Santa Catarina, e que foi muito utilizado em séculos passados para dar suporte ao pescado quando exposto ao sol. Aprenda a fazer:

Leia também: 
>> Peixe com crosta de baru acompanhado de arroz de nata
>> Pão de queijo recheado: receita deliciosa para aquecer seu dia

Ingredientes
2 kg de peixe
6 tomates sem casca
4 colheres de óleo
3 colheres de extrato de tomate
3 xícaras de água
1 cebola picada
1 pimentão (a gosto)
Temperinhos verdes (a gosto)
Farinha branca fina
Pimenta a gosto
Suco de 1 limão

Modo de preparo
Dessalgue o peixe deixando-o por cerca de 12 horas de molho em água, trocando a água a cada duas horas, em média. Depois de dessalgado, separe o peixe. Em uma panela adicione o óleo, a cebola já picada, os tomates sem casca, o pimentão, a pimenta, o extrato de tomate, temperinhos verdes picados e água fervendo. Em seguida, adicione o peixe e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos. É necessário mexer a cada três minutos para evitar que os temperos colem no fundo. Em seguida, desligue o fogo e retire o peixe. Acrescente a farinha até atingir a consistência de pirão. Mexa bem para não empelotar. Ao fim, acrescente novamente o peixe e está pronto para servir. Bom apetite!

Leia também: 
>> Como fazer uma composteira doméstica
>> Como fazer adubo orgânico?

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply