Skip to main content

Tratamento deve ser prescrito por veterinário, e a tendência é que o bovino tenha sequelas (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Já apliquei vários anti-inflamatórios, mas nenhum diminuiu o inchaço de cerca de um mês no joelho do meu bezerro, que não consegue colocar a pata no chão. O que pode ser?
Cleide Fiuza, via Facebook

Bezerro de Cleide com joelho inchado
(Foto: Cleide Fiuza/Arquivo Pessoal)

Normalmente, o inchaço no joelho do bezerro é uma lesão decorrente de uma infecção que se inicia pela contaminação do umbigo do recém-nascido. A prevenção por meio do corte correto e cura do umbigo é a medida mais eficaz para evitar o problema. A recuperação tende a ser mais difícil após a bactéria se instalar na articulação do animal. O tratamento tem de ser prescrito por um médico veterinário, porém, infelizmente, a tendência é que o bovino tenha sequelas, com o membro apresentando algum defeito. Algumas recomendações sanitárias de bezerros de corte fornecidas pela Embrapa podem ser acessadas por meio do link http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/divulga/GCD06.html

Leia também: 
>> Saiba identificar as características dos bezerros para uma boa compra
>> Veterinária fala sobre bezerros gêmeos e rejeição da mãe

CONSULTORA: PAULA DE ALMEIDA MIRANDA, médica veterinária, mestre em zootecnia e responsável pela sanidade do rebanho da Embrapa Gado de Corte, Av. Rádio Maia, 830, Zona Rural, CEP 79106-550, Campo Grande (MS), tel. (67) 3368-2000, www.embrapa.br/fale-conosco 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply