Skip to main content

Lagarta falsa medideira (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

Quando os insetos da ordem dos Lepidoptera estão em seu primeiro estágio larval, são chamados de lagartas. Elas têm aspecto de vermes e podem apresentar vários pares de patas. Apesar de parecerem inofensivas, muitas lagartas podem ser prejudiciais para as lavouras. 

E como combatê-las e evitá-las no campo? Quais são as lagartas periogosas? A Globo Rural tiramos tira algumas destas dúvidas a seguir:

Leia também: 
>> Como combater pragas na palma
>> Como combater a cochonilha na mexeriqueira

1) Lagarta bicho cigarro: é possível eliminá-las das árvores? 

Lagarta Bicho cigarro (Foto: Liria Daiana/ Arquivo Pessoal)

 

O ataque da lagarta Oiketicus geyeri (Lepidoptera, Psychidae) ocorre quando ela se tornar adulta e se reproduz na forma larval dentro do próprio cesto, e as fêmeas, sem conseguir voar, espalham-se pela planta. , normalmente é difícil se apresentarem como pragas importantes, principalmente considerando que seu ciclo biológico é longo – cerca de oito meses –, além das dificuldades já mencionadas. Portanto, dificilmente há necessidade de se efetuar um controle químico. Saiba mais no GR Responde. 

2) A lagarta-serpente é perigosa? 

lagarta-serpente-gr-responde (Foto: Rodrigo Barbosa/Acervo pessoal)

 

A lagarta da ordem Lepidoptera (mariposas e borboletas), pertencente à família Sphingidae e à espécie Eumorpha labruscae. É uma das várias lagartas de mariposas que mimetizam cobras para se proteger de predadores. não possuem veneno e não fazem mal à saúde do ser humano. Conheça mais o bicho.

3) Lagartas no maracujazeiro: como fazer para combatê-las? 
O maracujazeiro pode sofrer ataque de diversas lagartas, sendo duas as mais frequentes: Dione e Agraulis vanillae. O ataque das duas provoca redução da área foliar, retardando o crescimento da planta, o que pode afetar a produção. Os prejuízos são mais acentuados em plantas jovens, pois podem causar desfolhas totais e levá-las à morte. Em áreas pequenas, recomenda-se o controle por meio da catação manual e, em extensas, indica-se um inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis, em aplicações semanais, na dosagem de 100 gramas por 100 1itros (300 a 600 1itros por hectare de calda). Existem outros produtos registrados para a cultura. Para saber mais, acesse o GR Responde. 

Maracujá com furos escuros 
Foto: Rosimar Gonçalves)

4) Existe algum modo de eliminar lagartas que deixam o maracujá escuro e com furos?
Danos deste tipo em plantações caseiras devem ser tratadas com repelentes naturais. Corte 1 quilo de cebola, ou cebolinha verde, e misture em 10 litros de água. Após curtir por dez dias (sete, no caso da cebolinha), utilize 1 litro da solução para 3 litros de água para, enquanto houver frutos, pulverizar a planta semanalmente no fim de tarde.

Uma opção também é juntar 100 gramas de ramos e folhas de cravo-da-defunto picados com 100 mililitros de acetona. Após 24 horas de descanso, adicione à mistura 2 litros de álcool. Com 1 litro da solução em 10 litros de água, pulverize o maracujazeiro. Outra sugestão de controle é usar uma parte de manipueira – suco de aspecto leitoso extraído quando se espreme a mandioca ralada – para uma parte de água, com acréscimo de 1% de açúcar ou farinha de trigo. Aplique na planta a cada 14 dias. Pode-se ainda utilizar no fim do dia o óleo de nim, que é vendido em lojas de produtos agropecuários. Saiba mais sobre repelentes naturais.

5) Qual lagarta não pode entrar na lavoura de jeito nenhum? 
A Helicoverpa armigera, nome científico da lagarta que devora lavouras de soja, algodão e feijão. Desde 2013, o inseto já causou prejuízos estimados em R$ 10 bilhões à agricultura brasileira, e ainda colocou os setores de pesquisas em alerta novamente na safra 2017/2018. 

Em novembro de 2017, a praga infestou campos de soja plantados em Goiás com a tecnologia RR2 (segunda geração dos transgênicos), uma semente que promete manter esse inseto longe da plantação, porque contém uma proteína tóxica à lagarta que, se ingerida pelo bicho, o leva à morte. Não foi o que aconteceu.

Embora recomende o uso de defensivos só em último caso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou, poucas semanas após este caso virar notícia, a comercialização do benzoato de emamectina no Brasil para combater as lagartas. O produto teve uso autorizado em caráter de emergência em 2013. Agora, está liberado definitivamente no país. Entenda melhor a repercussão da infestação e conheça o clico da Helicoverpa armigera: 

 

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 

 

 

 

 

 

 
Source: Rural

Leave a Reply