Skip to main content

Ipê-rosa (Foto: João Medeiros/Wikimedia Commons)

 

Já tentei de tudo, mas nada deu certo para eliminar os cupins que estão matando aos poucos meu ipê. O que mais posso fazer?
Alessandra Andreza, via Facebook

A sugestão é aplicar no tronco do ipê e ao redor dele uma solução de fipronil (regent 85%) usando 0,5 grama do produto por litro de água. Se o ataque for na base da árvore, recomenda-se uma avaliação técnica de prospecção do tronco, para averiguar se há risco de queda. Em geral, cupins atacam pela raiz, evoluindo para as cascas. Pode ocorrer de o solo estar contaminado. Difíceis de ser eliminados, cupins alimentam-se de celulose e, no caso de árvores, atacam principalmente as estressadas, com pouco espaço para raízes, podas drásticas e falta de nutrientes ou água.

Leia também: 
>> Ipê sem flores: o que fazer?
>> Ipê: a árvore ornamental mais plantada no Brasil

CONSULTORES: SINVAL SILVEIRA NETO, engenheiro agrônomo, professor do departamento de entomologia e acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Rua José Pinto de Almeida, 158, CEP 13416-700, Piracicaba (SP), sinvalneto@usp.br; e FLÁVIO HENRIQUE MENDES, engenheiro florestal e mestre em ciências florestais com especialização em arborização urbana, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba (SP)

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply