Batata-doce pode ter casca branca e polpa roxa em determinadas regiões (Foto: Michael Santiago/Arquivo Pessoal)
Apesar de as ramas parecerem de batata-doce, gostaria de saber que tubérculo é esse?
Michael Santiago, via Facebook
É importante observar as partes aérea e reprodutiva (flores) e os frutos da planta, para que se possa fazer uma correta classificação botânica. Entretanto, pela imagem é muito provável se tratar de uma raiz tuberosa de batata-doce, com a casca branca e a polpa variegada roxa e branca. Em muitas regiões de cultivos tradicionais é comum identificar raízes da hortaliça com essas características morfológicas, apesar de não ser o padrão comercial no mercado brasileiro. Isso acontece devido à variabilidade genética natural da espécie, que possui grande diversidade de cores, formas e sabores. Apesar de algumas cultivares apresentarem relutância no florescimento, muitas florescem, cruzam e frutificam naturalmente, resultando em novas variações genéticas que podem emergir das sementes secas que caem no solo.
Leia também:
>> Como plantar batata-doce
>> Batata-doce lavada antes de venda impede que ela rebrote
CONSULTORA: LARISSA VENDRAME, pesquisadora da área de melhoramento genético de batata-doce da Embrapa Hortaliças, Rod. Brasília/Anápolis, BR 060, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília (DF), tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural