Skip to main content

As sementes e o líquido leitoso das folhas e ramos (látex), que possui, são venenosos (Foto: David J. Stang/Wikimedia Commons)

 

Encontrei no Estado do Pará, onde moro, essa planta que não conheço a origem e o nome, nem sei se o fruto é comestível. O que é?
Luciene Reis, via Facebook

Conhecida com agaí, aguaí, auaí, cascaveleira e tingui-de-leite, a Thevetia ahouai não é uma planta comestível, nem mesmo seus frutos. As sementes e o líquido leitoso das folhas e ramos (látex), que possui, são venenosos. A espécie pertence à família Apocynaceae, que inclui as perobas, sorva e sorvinha (de frutos comestíveis), jasmim-manga, entre muitas outras plantas tanto cultivadas quanto nativas.

(Foto: Luciene Reis/Arquivo Pessoal)

Leia também: 
>> Castanha venenosa não pode ser consumida pelo homem
>> Veneno de aranha e proteína de vírus podem ser arma poderosa contra a mosca branca

CONSULTORES: LUÍS CARLOS BERNACCI, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (19) 3202-1650, bernacci@iac.sp.gov.br; LUIZ LOBATO, pesquisador do Museu Paraense Emilio Goeldi, Av. Perimetral, 1901, Campus de Pesquisa (Coordenação de Zoologia), CEP 66077-830, Belém (PA), tel. (91) 3075-6175; e LUIZ OTÁVIO ADÃO TEIXEIRA, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Tv. Dr. Enéas Pinheiro, s/n, CEP 66095-100, Belém, PA, tel. (91) 3204-1162, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply