Skip to main content

Cavalo atinge no máximo, 1,18 metro de altura, mas é forte e tem bastante energia (Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa)

 

Puruca é o nome da única raça de minicavalo de origem brasileira, que foi desenvolvida nas savanas e na planície amazônica, que por muitos meses fica alagada, da Ilha de Marajó (PA). O ambiente adverso contribuiu para o animal de baixa estatura ganhar casco firme, força, agilidade e resistência proporcional ao de seus parentes de tamanho tradicionalmente maior.

Contudo, as características do pequeno equino, sobretudo as adequadas para a execução de tarefas pesadas em propriedades rurais, estão ameaçadas devido à  dificuldade de manter a pureza dos exemplares. A crescente incidência de cruzamentos desordenados e o aumento da miscigenação do plantel estão, inclusive, colocando no caminho da extinção o exclusivo cavalo nacional de pequeno porte.

Atualmente, estima-se que haja no país menos de 500 fêmeas do minicavalo, classificado como da espécie Equus caballus, a partir de um processo seletivo natural. O puruca surgiu no início do século XX após montas aleatórias de éguas marajoaras com um pônei shetland, da Inglaterra, trazido por um criador habitante da ilha.

Estima-se que haja no país menos de 500 fêmeas do minicavalo (Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa)

Há duas décadas, uma unidade paraense da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se dedica a estudos para conservar a genética da raça. Mas os interessados em iniciar uma criação de baixo custo e comercialmente viável podem colaborar para a existência do puruca, com a implementação de manejo do animal, cuja rusticidade facilita a lida e adaptação a qualquer lugar, sem exigir muitos cuidados.

Mesmo com, no máximo, 1,18 metro de altura, o minicavalo tem energia e disposição para carregar cargas variadas, fazer trabalhos de tração no campo, além de ser selado e poder atender à demanda de fazendeiros de todo o país. O tamanho possibilita o puruca levar o cavaleiro por trilhas mais estreitas e de mata fechada.

Embora não seja um pônei, o minicavalo tem sucesso garantido entre as crianças por ser dócil e fácil de cavalgar. Para jovens que estão começando a prática de esportes hípicos para competição ou lazer, pode ser uma opção para o aprendizado das habilidades básicas da equitação. O turismo rural é ainda outro segmento em potencial para uso do animal.

Leia também: 
>> Cavalos entediados: o que pode ser? 
>> Cavalos: veja como cuidar dos ferimentos

Ativo, rápido e de boa andadura, o puruca tem valor de mercado alto, com o preço do macho superando a casa dos R$ 1.000. Pelas proporções reduzidas que possui em comparação aos seus pares maiores, consome menos alimentos e precisa de menos espaço para viver, diminuindo os custos de criação. Se contar com uma área com estrutura para acomodar os minicavalos, necessitando apenas de ajustes, uma alternativa para economizar é utilizar materiais existentes no local.

 

INÍCIO Na aquisição dos minicavalos para a formação do plantel, certifique-se da qualidade dos animais. Os exemplares devem ter musculatura bem definida e forte. Além de enérgico, o temperamento precisa ser também dócil. A altura dos machos varia de 1,10 a 1,18 metro, enquanto a das fêmeas entre 1 e 1,16 metro. Para garantir essas e outras características, compre os animais de criadores com referência e busque assessoria de um zootecnista, médico-veterinário ou profissional de alguma unidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mais próxima.

AMBIENTE De todo o tipo é aceito pelo minicavalo, cuja rusticidade permite que o animal se adapte a diferentes condições climáticas e de relevo em qualquer região do país. O puruca tolera clima adverso e seus efeitos, como chuvas e áreas alagadas, calor e campos áridos.

ESTRUTURA Para proteção dos animais é indicada, apesar de serem resistentes a intempéries. Caso não tenha na propriedade alguma instalação que possa ser adaptada para acomodar a criação, construa um pequeno estábulo com baias de 8 a 12 metros quadrados. Recomenda-se posicioná-lo em local com boa luminosidade e ventilação. Use telhas ecológicas, térmicas ou de barro, para amenizar o calor durante o verão, e piso de cimento nos corredores, para evitar quedas. Nas baias, cubra o chão com cama maravalha ou outro material.

ACESSÓRIOS Equipe o abrigo com bebedouro, saleiro e cocho a uma altura ao alcance adequado para os minicavalos beberem água e se alimentarem. Use tijolos ou madeira para montar uma cocheira de custo baixo. Em lojas de produtos agropecuários são vendidas grosa e rinetas, entre outros equipamentos próprios para domar e treinar os equinos.

Leia também: 
>> Guia de pelagens de cavalos
>> Líquido nos jarretes dos cavalos: o que pode ser?

CUIDADOS  Incluem desde seguir a programação de vacinas exigidas pela área de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) até a aplicação sistemática de vermífugos nos minicavalos. Como comem pasto, é importante que recebam vermifugação periodicamente. Um médico-veterinário de confiança é o profissional mais indicado para orientar o uso de medicamentos na criação. Mantenha tanto os animais quanto as instalações livres de pragas e doenças por meio de higienização constante.

ALIMENTAÇÃO Principal é a pastagem. Forneça ao puruca o capim para cavalos estrela (Cynodon nlemfuensis) ou algum volumoso formado por feno e gramíneas. Com uma orientação técnica, acrescente alguma suplementação alimentar disponível no varejo, como ração industrializada específica para equinos. Sirva também sal mineral e água limpa e fresca à vontade.

REPRODUÇÃO De um potro por ano. Ocorre a partir do terceiro ano de vida do minicavalo. Igual à égua comum, a fêmea do puruca tem um período médio de 340 dias de gestação, ou cerca de 11 meses.

 

Onde adquirir: de criadores profissionais, que estão localizados, principalmente, no Estado do Pará, e da Embrapa Amazônia Oriental, quando houver exemplares disponíveis

Mais informações: com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Puruca (ABCCP), Augusto Gouveia, tel. (91) 98267-0123

*CONSULTOR: José Ribamar Felipe Marques é zootecnista, doutor em genética e pesquisador do Banco de Germoplasma Animal da Embrapa Amazônia Oriental (Bagam), Tv. Dr. Enéas Pinheiro, s/no, CEP 66095-100, Belém, PA, tel. (91) 3204-1000, www.embrapa.br/fale-conosco
Source: Rural

Leave a Reply