Skip to main content

Ceasa do Rio de Janeiro. O preço de hortaliças, frutas e legumes caiu (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

O preço de hortaliças, frutas e legumes mais consumidos nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país teve queda generalizada em julho em relação ao mês anterior, informou nesta quinta-feira (16/8), em nota, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com o 8º Boletim Prohort, o motivo é a oferta abundante desses itens, e praticamente nenhuma intercorrência no abastecimento.

Entre as cinco principais hortaliças comercializadas nos entrepostos de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Goiânia, Recife e Fortaleza, a maior queda porcentual ocorreu com a cebola, com recuo de 54,6% na Ceasa em Belo Horizonte. Em Goiânia, o tomate caiu 50,13%. Também em Goiânia, a alface teve o recuo mais expressivo de preços, com 17,59%, embora em São Paulo tenha se valorizado 5,65% e também no Rio de Janeiro, 0,73%, além do Recife, 5,38%. A batata, por sua vez, teve a queda mais acentuada de preços no Recife, com 30,91%, e a cenoura, -29,15% no Ceasa de Vitória.

Em relação às principais frutas acompanhadas, o Ceasa do Rio de Janeiro apresentou a maior queda de preços para a melancia, de 47%. Já a banana recuou 26,86% em Vitória; a laranja, -19,43% em Goiânia; a maçã, -8,38% também em Goiânia (embora tenha ficado com os preços praticamente estáveis nos outros entrepostos); o mamão, -32,97% em Vitória, e a melancia, 47,04% no Rio de Janeiro.

>> Preço da cebola e da batata sobe em maio com paralisação de caminhoneiros

Em relação aos valores médios em julho, levando-se em conta as sete centrais de abastecimento acompanhadas pela Conab, dentre as hortaliças, destaca-se redução na média de preços de beterraba (-38%), pepino e vagem (-23%), repolho (-20%), abobrinha (-19%), cará e alho (-17%), nabo (-15%), maxixe (-14%), milho verde (-11%), inhame e moranga (-10%), mandioca (-9%), mandioquinha (-8%), berinjela (-8%) e batata doce (-5%).

Em relação às frutas, houve queda acentuada na média de preços para nectarina (-38%), coco (-27%), ameixa (-26%), cereja (-24%), lima-da-pérsia (-20%), maracujá (-16%), jaca (-15%), jabuticaba e morango (-14%), kiwi (-11%), abacate e romã (-9%), limão (-8%), pêssego, melão e goiaba (-4%).

O levantamento é feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, a partir de informações fornecidas espontaneamente pelos grandes mercados atacadistas do país. No site da Conab está o link para o boletim completo.

>> Hortaliças têm queda de preço em junho com regularização da oferta
>> Preço da batata sobe mais de 100% com greve

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply