Enquanto avalia a possibilidade de valorização do trigo no mercado internacional no médio prazo, Cepea registra queda no preço do cereal nacional nas praças onde baliza seus indicadores de referência (Foto: Divulgação/Biotrigo)
Os preços do trigo podem sofrer elevação no médio prazo, considerando as expectativas de oferta menor e de crescimento no consumo na safra 2018/2019. A avaliação é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“A menor oferta em importantes consumidores e importadores também pode aumentar as transações mundiais. Os Estados Unidos e o Canadá serão os principais beneficiados com a maior demanda no mercado externo, de acordo com dados do USDA”, diz a instituição, em nota.
Em relação ao mercado brasileiro no curto prazo, os pesquisadores dos Cepea afirmam que os preços estão em queda no Estado do Paraná. Segundo eles, os compradores estão à espera da entrada do cereal da safra nova.
>>> Estiagem em São Paulo provoca quebra da safra do trigo
>>> Clima ainda apresenta risco ao trigo brasileiro, diz consultoria
>>> Argentina diversifica exportação de trigo e reduz dependência do Brasil
Em meio a este cenário, o indicador de referência para o cereal com base no mercado paranaense acumula queda de 2,53% no mês. Na segunda-feira (13/8), o valor chegou a R$ 962,08 por tonelada.
Na referência com base no mercado do Rio Grande do Sul, a queda acumulada é de 1,15% em agosto. Na segunda-feira (13/8), a cotação foi de R$ 887,88 a tonelada.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural