As pastagens podem fornecer nutrientes que permitam alcançar níveis de produção de leite de até 14 litros por vaca por dia (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
Como se faz ração para gado leiteiro? Posso dar farelo de soja e milho? Qual a porcentagem que devo usar?
Dayse Albuquerque, via Facebook
A formulação de concentrado para gado deve levar em consideração as necessidades nutricionais dos animais, a qualidade do volumoso ofertado, os ingredientes disponíveis na região e os custos dos produtos. Assim, o mais indicado é buscar orientação de um profissional da assistência técnica local que, conhecendo a realidade da propriedade rural, poderá orientar de forma adequada a formulação das dietas.
Entretanto, para tornar a alimentação mais barata, pode ser utilizado no máximo 2% de ureia pecuária, que mantém os teores de proteína bruta (PB) da mistura e reduz a inclusão do farelo de soja (alimento proteico), principal componente presente em concentrados comerciais ao lado do milho moído (alimento energético).
>> Aplicativo monitora e emite alertas sobre saúde de gado leiteiro
>> Embrapa anuncia revolução no melhoramento genético do gado leiteiro
Para vacas em lactação, as quantidades de nutrientes variam de acordo com o peso corporal, a produção de leite, o estágio de lactação e a ordem de parição. Em sistemas de produção de leite, que realizam o pastejo intensivo durante o período das chuvas, as pastagens podem fornecer nutrientes que permitam alcançar níveis de produção de leite de até 14 litros por vaca por dia, sem necessidade do uso de concentrado.
Contudo, à medida que o manejo do pasto é menos intensivo, o valor nutritivo da forragem diminui, demandando uso de suplementação concentrada. Quando ocorre menor crescimento do pasto durante a estação seca, também é preciso incorporar a suplementação volumosa – cana de açúcar picada e misturada com 1% de ureia, ou silagem de boa qualidade. Nesse período, o concentrado formulado deverá ter mais de 20% de proteína bruta, haja vista que a maior parte dos suplementos volumosos apresenta teores de proteína abaixo de 8%.
Veja dois exemplos de formulação de concentrados, um com 18% e outro com 24% de proteína bruta:
– Concentrado com 18% PB: 68,8% milho moído; 27,2% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico);
– Concentrado com 24% PB: 53,1% milho moído; 42,9% farelo de soja; e 4% de núcleo (mineral/vitamínico).
CONSULTORES: MIRTON MORENZ e FERNANDO CÉSAR LOPES, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, Rua Eugênio do Nascimento, 610, CEP 36038-330, Juiz de Fora (MG), tel. (32) 3311-7526, www.embrapa.br/fale-conosco
>> Como uma fazenda produz 35 mil litros de leite por dia
>> Confira outras dúvidas de leitores respondidas pela Globo Rural
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural