As pancadas mais expressivas acontecem na região Sudeste, onde o tempo seco predominou ao longo do mês de julho (Foto: Harish Kumar / Flickr)
A região Sul continua com muita nebulosidade, por isso volta a chover por lá neste final de semana. Porém, em toda parte central brasileira predomina a ausência de nebulosidade. Essa condição deve mudar no início da próxima semana, quando uma frente fria avança da região Sul em direção à costa da região Sudeste e volta a trazer previsão de chuva para o Estado de São Paulo, o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
As pancadas mais expressivas acontecem na região Sudeste, onde o tempo seco predominou ao longo do mês de julho e houve o declínio da umidade no solo. Na região Sul, a chuva permanece fraca na próxima semana. Entretanto, ela não avança para a região central brasileira, o que faz a massa de ar seco manter a umidade relativa do ar mais baixa, principalmente nas horas mais quentes do dia.
A partir de segunda (30/7), as temperaturas começam a cair no Sul do Brasil. Há risco de geada nas áreas mais elevadas da região e no interior gaúcho na terça-feira (31/7).
Confira, no vídeo abaixo, o boletim meteorológico com Juliana Resende, da Somar Meteorologia:
Os dados são da ferramenta Agrosomar, que oferece previsões de curto e longo prazo, além de previsão climática, para auxiliar o agricultor no planejamento da rotina e estratégia de trabalho para as próximas estações.
Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural