Aplicativo quer reunir a comunidade agro com grupos de discussão (Foto: ThinkStockPhotos)
Uma rede social gratuita para conectar as pessoas envolvidas com o universo agro e facilitar as trocas de informações e oportunidades entre elas. Esse é o mote do YouAgro, um aplicativo para as plataformas Android e iOS que, em julho, chegou a 5 mil membros inscritos.
“Queremos reunir produtores, técnicos agrícolas, professores, estudantes, consultores e gestores de grandes empresas nos nossos grupos de discussão”, diz o estudante Gabriel Novoletti, que faz parte da equipe. “A ideia é ser realmente um canal de comunicação pro setor, uma rede focada no agronegócio, algo que não existia antes do YouAgro”. O aplicativo foi lançado em dezembro de 2017.
Novoletti está terminando o curso de engenharia agronômica na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP). Ele é o responsável pela divulgação do aplicativo para outras startups e empresas do setor sediadas na região, além de ajudar a equipe do aplicativo, que conta com mais seis pessoas, na geração e moderação do conteúdo.
Piracicaba, onde a empresa está situada, tornou-se um importante polo de inovação do agronegócio. A região, conhecida como o Vale do Silício de Piracicaba, reúne cerca de 50 startups apoiadas por incubadoras e aceleradores. "E ainda há a presença da Esalq. Como há muita inovação, é importante estarmos nesse meio”, diz Novoletti.
As startups trabalham com agricultura de precisão, gestão de fazendas, controle de incêndio em florestas e análise instantânea de solos, entre outros serviços relacionados ao dia a dia do agro.
Para Novoletti, o YouAgro pode ser uma ferramenta para essas empresas se comunicarem diretamente com seus clientes. Segundo ele, algumas já estão fazendo isso, como a Aegro, startup de gestão de fazendas, e a Brazil Beef Quality, que desenvolve um sistema de certificação para carne bovina comercializada em mercados.
O aplicativo
O layout do YouAgro lembra o de redes sociais já conhecidas, como Facebook e Instagram. Conforme o usuário desce a tela, vão surgindo postagens e fotos de usuários sobre dúvidas ou experiências relacionados a agricultura e criação de animais. É possível comentar, compartilhar e favoritar postagens para ler depois.
Além da página inicial, há uma aba com os grupos de discussão. Hoje, são 150, mas qualquer usuário pode criar um. Eles abarcam diversos temas, como agricultura de precisão, ciência e tecnologia, agroecologia, adubação, veterinária, marketing no agronegócio, entre outros. Culturas como soja, milho e cana-de-açúcar também estão contempladas com suas próprias páginas de debate.
“Um dos destaques do YouAgro nesse aspecto é que não limitamos o número de membros por grupo, algo que o Whatsapp, por exemplo, faz”, diz Novoletti. Há, ainda, uma terceira aba, que lista os eventos de agro que acontecerão nos próximos dias no país.
>> Aplicativo ajuda produtor a comparar preços de insumos
>> Aplicativo monitora e emite alertas sobre saúde de gado leiteiro
>> Mais notícias da Revista Globo Rural
Source: Rural