Preço mínimo do frete rodoviário foi estabelecedido depois de acordo do governo com caminhoneiros (Foto: Marcos Camargo)
O Senado acompanhou a Câmara e aprovou em Plenário a Medida Provisória 832, que institui a Política de Preços Mínimos para o Frete Rodoviário de Cargas. O texto, que agora vai para a sanção do presidente Michel Temer, não fixa valores de referências, mas dá à Agência Nacional de Transportes Terrestres as diretrizes para estabelecer esses valores.
Reivindicação dos caminhoneiros, a criação de um preço mínimo do frete foi aceito pelo governo, em meio às negociações para colocar fim à greve da categoria, feita entre maio e junho. A solução encontrada pelo Palácio do Planalto foi a de editar uma medida provisória, que, agora, aprovada pelo Congresso Nacional, passa a ser lei.
>>> Incerteza sobre frete limita logística de fertilizantes, diz consultoria
A medida desagrada o agronegócio, que vem chamando essa política de tabelamento. Entidades representativas de diversos setores da agropecuária vem se manifestando contra a MP 832. Afirmam que as regras trarão aumento de custos e terão entre os seus principais reflexos o encarecimento da cesta básica e pressão sobre a inflação no país.
Source: Rural