Skip to main content

A colheita da safrinha de milho atingiu 9,5% da área do Centro-Sul do Brasil (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

O levantamento da consultoria AgRural constatou que a melhora no ritmo dos trabalhos em Mato Grosso fez a colheita da safrinha de milho atingiu na quinta-feira (28) 9,5% da área do Centro-Sul do Brasil. O avanço foi de 4,4 pontos percentuais sobre os 5,1% de uma semana anterior.

Os analistas da AgRural observam que apesar do bom avanço desta semana, ainda há atraso em relação aos 16,2% registrados na mesma época no ano passado e aos 13,3% da média para o período nos cinco anos.

Eles explicam a defasagem se deve ao atraso do plantio no início deste ano. “Agora, as temperaturas noturnas mais amenas têm dificultado a perda de umidade, mesmo nas áreas onde não tem chovido. No Paraná, chuvas registradas nesta semana também dificultaram o avanço das máquinas.”

Em relação a Mato Grosso, a AgRural calcula que 20,4% da área está colhida, ante 31,7% há um ano e 22,4% na média de cinco anos. “Quem segue puxando o ritmo no estado são as regiões norte e oeste. Mas, sem pressa de colher devido à dificuldade em armazenar e negociar o milho novo, os produtores estão esperando o cereal perder umidade para entrar com as colheitadeiras.”

A AgRural estima que l2,8% da área foi colhida em Goiás, contra 16% no ano passado. “As temperaturas mais baixas durante a noite têm dificultado a perda de umidade em algumas lavouras.”

Segundo a consultoria, em Mato Grosso do Sul, que colheu 0,5% (ante 2,5% há um ano), os trabalhos ainda são pontuais e limitados às áreas ao norte de Campo Grande.

No Paraná, a colheita segue em ritmo lento e apenas a região oeste já saiu do zero na tabela, diz a AgRural.” Além do atraso no plantio, as chuvas frequentes nos últimos dias têm dificultado a perda de umidade e contribuído para tornar os trabalhos ainda mais lentos. Até quinta (28), 0,8% da área de milho do Paraná estava colhida. Há um ano, eram 3,8%.”

Em Minas Gerais, 2% foi colhido – bem abaixo dos 12,7% de um ano atrás. Em São Paulo, a colheita começou apenas na região sul. Na média do estado, 0,9% da área está colhida, ante 0,4% há um ano. 

Produção

No fim de maio, a AgRural cortou sua estimativa de produção de milho segunda safra do Brasil para 57 milhões de toneladas, ante 67,4 milhões de toneladas da safra 2017. A diferença deve-se a um recuo de 5,3% na área plantada e a perdas de produtividade causadas pela irregularidade das chuvas, especialmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Uma nova estimativa será divulgada no próximo dia 9 de julho.
Source: Rural

Leave a Reply