Skip to main content

Lavoura em Goiás. O clima do centro-oeste segue muito seco e quente nesse início de inverno (Foto: Marcos Camargo)

Desde o início do inverno, no dia 21 de junho, a previsão do tempo no país sofreu poucas alterações. Na última semana, as chuvas atuaram no Sul, Norte e litoral do Brasil, e o restante do país teve tempo seco e quente. Na verdade, esse cenário deve seguir por quase toda estação. Além da expectativa de vários dias seguidos de seca na maior parte do país, as tardes serão ensolaradas, o que joga a temperatura pra cima entre o Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste.

Para os próximos dias, há pouca novidade. As nuvens carregadas continuarão atuando no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. É verdade que nesse final de semana (dias 30 e 1º), essa chuva perderá intensidade, mas por pouco tempo. No sul do Rio Grande do Sul, as instabilidades já voltam na segunda-feira. Ao longo da semana, elas se espalharão pelo Estado e também por Santa Catarina.

O Estado gaúcho é o que receberá a chuva mais forte e persistente, e os produtores de trigo podem ter um pouco de dificuldade com o andamento do plantio. Essa chuva, entretanto, não alcança o Paraná de forma significativa; lá, as pancadas serão fracas e irregulares, e o plantio do trigo deve seguir ganhando ritmo.

A parte central do Brasil não tem previsão de chuva mais uma vez. Para os produtores que estão em fase de colheita, como os de algodão, cana-de-açúcar, café e milho segunda safra, o cenário é favorável para o andamento das atividades no campo ao longo da próxima semana.

Confira, no vídeo abaixo, o boletim meteorológico da Somar Meteorologia:

 

Os dados são da ferramenta Agrosomar, que oferece previsões de curto e longo prazo, além de previsão climática, para auxiliar o agricultor no planejamento da rotina e estratégia de trabalho para as próximas estações.

 
Source: Rural

Leave a Reply