Skip to main content

Sede da Santa Clara Agrociência, em Ribeirão Preto (SP) (Foto: Divulgação/Santa Clara)

 

A Santa Clara Agrociência, empresa de inovação tecnológica da área de nutrição e proteção vegetal, projeta estar entre as 10 maiores do setor até 2019. A projeção foi apresentada pelo diretor executivo, João Pedro Cury, durante a 4ª Conferência internacional da empresa, realizada na última semana em Ribeirão Preto (SP). Além disso, a Santa Clara quer se posicionar entre as 5 maiores do setor de fertilizantes.

A conferência foi encerrada na última quarta-feira (20/6) com a inauguração de uma fábrica em Jaboticabal, a 64 quilômetros de Ribeirão Preto. A unidade levou dois anos para ficar pronta e foi construída sobre uma antiga fábrica da própria empresa. Os investimentos foram da ordem de R$ 7,5 milhões.

De acordo com o diretor técnico e de marketing, Marcelo Rolim, com as novas instalações a produção deve saltar de 3 milhões de litros de insumos por ano para uma capacidade produtiva de 27 milhões de litros por ano.

“Essa fábrica vai trazer um incremento muito grande à Santa Clara, aumentando em 10 vezes a capacidade produtiva da antiga”, disse. A Santa Clara desenvolve produtos para culturas como soja, hortaliças, frutas, café e algodão, entre outros. Em média, são lançados de 3 a 8 produtos por ano.

>>> Inovação tecnológica em nutrição vegetal será tema de conferência em Ribeirão Preto
>>> Agroceres entra no segmento de nutrição vegetal com aquisição da Binova

Segundo Rolim, a fábrica foi planejada para ter eficiência em todos os processos, minimizando o trânsito de produtos e a perda de tempo na linha de produção. “Temos uma grande capacidade de produção e litragem em um espaço muito pequeno. A fábrica movimenta as cargas de setores que estão lado a lado. O custo de transporte e o risco são baixos. É uma fábrica extremamente eficiente.”

Rolim ainda ressaltou a capacidade de armazenamento de matéria prima e de estoque, cinco vezes mais eficiente do que o padrão tradicional, segundo ele. O executivo destacou o investimento no laboratório da instalação, com grande capacidade analítica. Nele, a empresa desenvolverá formulações organominerais, de sais solúveis, de concentrados solúveis e síntese de componentes para produtos multifuncionais, além de compostos produzidos com nanotecnologia.

“Hoje é o laboratório que tem a maior capacidade técnica e analítica da região. Teremos um dos três maiores laboratórios capacitados do setor de fertilizantes especializados no Brasil “, disse Rolim.

A Santa Clara ainda tem duas unidades produtivas em Jaboticabal e uma fábrica em Cravinhos.

Mercado externo

O investimento da Santa Clara faz parte da estratégia de crescimento e de internacionalização da empesa. “Toda o investimento no mercado externo, especialmente América Latina e em uma parte da África, e no mercado interno deve ser suportados por essa fábrica”, disse Rolim.

>>> Agro tem desafio de integrar dados gerados no campo
>>> Agrotóxico deve ser a última opção no controle de pragas e doenças

Além dos palestrantes, consultores e produtores, o congresso da empresa em Ribeirão Preto reuniu revendedores internacionais da Santa Clara, oriundos de paises caribenhos como Costa Rica, Guatemala e Panamá.

O diretor executivo, João Pedro Cury, disse que as vendas externas são fundamentais para o crescimento do negócio da Santa Clara. Segundo ele, a expectativa da empresa é que o mercado internacional, que hoje representa 10% do faturamento da Santa Clara, chegue a 20% neste ano e que alcance 30% nas próximas safras. “Hoje nós já somos a empresa de fertilizantes especiais com maior presença em diversos países”, disse.

* O jornalista viajou a convite da Santa Clara Agrociência
Source: Rural

Leave a Reply