A matéria "O campo está mais feminino" servirá como base da palestra (Foto: Rogério Albuquerque e Cristiano Borges)
A revista GLOBO RURAL será lembrada amanhã no 2º Encontro das Mulheres do Agronegócio Tocantinense, em Araguaína, no Tocantins. A personagem que foi capa da edição de maio deste ano, a zootecnista Consolata Piastrella, dona de uma empresa que faz rastreamento na boiada, cuja sede fica em Goiânia, conduz palestra intitulada “Elas vão ao campo” baseada também na reportagem de GLOBO RURAL em que ela foi uma das entrevistadas.
Capa da Globo Rural publicada em
maio de 2018 (Foto: Redação Globo Rural)
O texto e as fotos mostram o avanço acelerado da mão de obra feminina em cargos de gestão em fazendas e indústrias do agro nacional.
Para se ter ideia, um levantamento feito pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, mostrou que, em 2013, as mulheres ocupavam postos de comando em apenas 10% das propriedades rurais do país, número que saltou para 31% em 2017.
Além de Consolata, foram protagonistas a fazendeira Lilica Telles de Menezes Almeida, de Birigui (SP), Josiane Maiara Cirilo Carvalho de Oliveira Vargas Cassalho, de Camanducaia (MG), Sarita Rodas, que possui propriedades em São Paulo e Mato Grosso do Sul, e a paranaense Mariana Beckhauser.
A palestra de Consolata será às 10:30 horas. “Todas as palestras do Encontro mostram histórias de superação de mulheres produtoras e profissionais”, ela diz.
Source: Rural