Skip to main content

A BRF conta com menos de 1% de seus mais de 10 mil produtores integrados com painéis de energia solar instalados nas granjas. Apesar de pequeno, contudo, o número já é suficiente para gerar um volume mensal de energia de 1,3 gigawhat – o equivalente ao consumo de uma cidade de 18 mil habitantes. 

Prestes a completar um ano desde que anunciou o plano de atingir emissões líquidas zero de carbono equivalente em suas operações, a companhia chegou à  marca de 100 integrados com placas solares instaladas. "A produção de energia limpa, como eólica e solar, é uma das frentes prioritárias do plano da empresa em ser Net Zero até 2040, reduzindo em emissões de gases de efeito estufa (GEE). A meta da Companhia é chegar em 2030 com mais de 50% da matriz de energia elétrica proveniente de fontes limpas nas suas operações", afirma em nota.

LEIA TAMBÉM: Com nova lei, agronegócio deve elevar investimentos em energia solar

Segundo a BRF, a produção de energia solar é uma das frentes prioritárias do seu plano de zerar emissões até 2040 (Foto: Divulgação)

 

 

 

De acordo com a empresa, foram instaladas 70 usinas na região Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e outras 35 plantas de painéis fotovoltaicos em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, somando uma geração estimada em 1.314,25 MWh/mês. Além dos painéis já instalados, a empresa mantém "dezenas de projetos de usinas solares" em fase de estudos, planejamento ou análise junto a outros integrados.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Entre seus casos de sucesso, a BRF cita a história de um produtor de Marques de Souza, no Interior do Rio Grande do Sul. Desde dezembro do ano passado, ele mantém painéis com capacidade suficiente para gerar cerca de 12,3 mil quilowatts mensais, o que permite atender 172 mil aves alojadas por lote em três aviários e pagar o financiamento contratado para a compra dos equipamentos.

saiba mais

Granjas gigantes investem em ovos de galinhas livres, mas setor recua

 

Ao todo, a BRF conseguiu disponibilizar R$ 200 milhões para o financiamento da instalação de painéis de energia solar entre seus integrados. O valor foi obtido por meio de uma parceria com o Banco do Brasil, que financia os produtores. A empresa não revela qual a taxa de juros praticada, mas garante que seus integrados "têm acesso a condições de financiamento com custos mais competitivos e atraentes do que aqueles oferecidos no mercado".

Do montante restante dos R$ 200 milhões disponibilizados inicialmente para o projeto, a BRF estima que ainda seja o suficiente para instalação de aproximadamente mais 100 usinas fotovoltaicas/produtores até o final deste ano.

saiba mais

Energia Solar: o que você precisa saber para instalar na sua propriedade

 

 

 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply