Skip to main content

As exportações do agronegócio do Brasil alcançaram em março valor recorde para o mês com 14,53 bilhões de dólares, avanço de 29,4% no comparativo anual, puxado pela alta de 27,6% nos preços dos produtos embarcados, disse o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira.

LEIA TAMBÉM: A hora do trigo: conflito na Europa deve aumentar plantio no RS

O setor representou metade das exportações totais do país em março deste ano, na esteira da elevação de preços globais dos alimentos, consequência do conflito entre Ucrânia e Rússia, importantes exportadores de grãos.

Navio carregado com soja no porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

O complexo soja (grão, farelo e óleo) lidera os produtos embarcados, contabilizando mais da metade do total das vendas externas do mês, com 7,56 bilhões de dólares

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

 

Quanto às carnes, as exportações ultrapassaram, pela primeira vez, a marca de 2 bilhões de dólares para meses de março (2,10 bilhões).

A proteína bovina foi o produto mais exportado do segmento, com recorde de 1,11 bilhão de dóares e 191,58 mil toneladas embarcadas, impulsionada pela demanda chinesa.

saiba mais

Como a guerra entre Rússia e Ucrânia afeta o comércio agro do Brasil. Entenda

 

A China continua como principal destino dos embarques, apesar de uma queda na participação de compras do agronegócio entre março de 2021 (42,3%) e de 2022 (41,4%).

Já as importações de produtos agropecuários também registraram alta, de 5,9%, somando 1,42 bilhão de dólares, segundo o ministério.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply