Skip to main content

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um apelo ao mundo para garantir a segurança alimentar de 2,8 milhões de ucranianos, em meio à guerra com a Rússia. A expectativa é de arrecadar doações de US$ 183,5 milhões. A ação envolve também parceiros do Cluster de Segurança Alimentar e Meios de Subsistência, co-liderado pela FAO e pelo Programa Mundial de Alimentos (WFP). A iniciativa prevê doações de alimentos, insumos agrícolas e depósitos em dinheiro.

LEIA TAMBÉM: Reduzir dependência externa de fertilizantes envolve obstáculos para o Brasil

Sede da FAO, em Roma. Agência da ONU vai liderar iniciativa para promover segurança alimentar na Ucrânia (Foto: Divulgação/FAO)

 

“Em 2021, uma em cada quatro pessoas no leste da Ucrânia já estava em situação de insegurança alimentar como resultado de vários desafios e da pandemia da COVID-19, com 1,1 milhão de pessoas necessitando de assistência alimentar e agrícola”, diz o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, em comunicado à imprensa.

O apelo foi apresentado por Martin Griffiths, Subsecretário-Geral da ONU para Assuntos Humanitários e Coordenador de Ajuda de Emergência, e Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, fez o discurso de abertura. A FAO está presente em toda a Ucrânia com experiência na prestação de assistência baseada em transferência de renda às comunidades rurais do país.

De acordo com o comunicado, “a drástica deterioração da situação de segurança na Ucrânia pode aumentar exponencialmente o número de famílias com insegurança alimentar, já que famílias de agricultores e proprietários de pequenas operações agrícolas fogem das áreas afetadas pelo conflito. Os agricultores podem perder a temporada de plantio do mês de maio”.

saiba mais

Países árabes têm interesse em ampliar exportação de fertizantes para Brasil

Conflito entre Rússia e Ucrânia eleva preocupação com segurança alimentar

 

A entidade infomrou que buscará fazer uma uma avaliação rápida da segurança alimentar para melhorar as estimativas de necessidades; mobilizar a assistência à segurança alimentar; fornecer refeições quentes em centros coletivos; distribuir kits de alimentos de emergência; e entregar insumos agrícolas, incluindo sementes para hortas, ferramentas, bem como cuidados veterinários para animais de fazenda, para que os agricultores possam continuar a produzir e sustentar a nutrição familiar e da comunidade local.

A ONU avaliou ainda temer que a guerra prejudique as exportações da Ucrânia para países da região. A Ucrânia é o terceiro maior exportador de trigo no mundo, atrás apenas da União Europeia (UE). O país é também um grande produtor de milho. “As interrupções nos mercados internacionais de alimentos, resultantes do conflito, podem pressionar os países dependentes de importações, especialmente aqueles que já enfrentam altos níveis de insegurança alimentar ou enfrentam suas próprias crises alimentares”, informa a ONU.
Source: Rural

Leave a Reply