Skip to main content

A colheita de soja atingiu 25,6% das áreas cultivadas no ciclo 2021/22, estimou nesta sexta-feira (11/2) a consultoria Safras & Mercado, indicando um avanço de 8,5 pontos percentuais na semana e antecipação quando comparada a anos anteriores.

Em igual período do ano passado, quando as condições climáticas atrasaram os trabalhos, a colheita estava em 7,1%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 16,2%, mostraram os dados.

LEIA TAMBÉM: Estiagem no Sul causa prejuízo de mais de R$ 47 bilhões aos produtores

Safra de soja sofreu com o impacto negativo do clima (Foto: REUTERS/Jorge Adorno)

 

Segundo a consultoria, os trabalhos desta temporada estão sendo puxados pelo desempenho de Mato Grosso, principal produtor da oleaginosa no país, com 60% da áreas colhidas –avanço de 14 pontos na semana.

O número também supera os 22% registrados um ano antes e a média histórica para o período, de 41,6% em Mato Grosso.

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicou que a colheita estava em 60,47% das áreas cultivadas na safra 2021/22 do Estado, avanço de 14 pontos percentuais em uma semana, superado a média histórica de 48% para o período.

saiba mais

Moratória da Soja não impede avanço do desmatamento em MT, aponta estudo

Datagro estima vendas de soja 21/22 do Brasil em 39%, com atraso ante média

 

No mesmo período do ano passado, o percentual estava em 22,26%, segundo os dados do Imea.

Com o avanço na colheita da soja, o plantio de milho em Mato Grosso alcançou 57,1% da área estimada, alta de 15,18 pontos ante a semana passada, disse o instituto.

O desempenho nas lavouras do cereal também supera a média histórica de 46,4% para o período e os 20,9% registrados um ano antes.
Source: Rural

Leave a Reply