Skip to main content

O tempo no Brasil ficará instável nesta terça-feira (28/12) e pancadas de chuva são esperadas a qualquer hora. De acordo com o Climatempo, a situação ainda preocupa em regiões como o Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais, já castigadas pelo volume de chuvas das últimas semanas. Já na maior parte da Região Sul, sol e calor predominam.

Leia Também: Número de mortos sobe para 20 no "maior desastre" da história da Bahia

Maior parte do Brasil terá chuvas fortes nesta terça-feira (Foto: Getty Images)

 

As áreas de instabilidade se formam graças a uma massa de ar quente e úmido que cobre o país. Por isso, há alerta de temporais para diversas áreas do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. "Há risco de chuva forte, de raios e de vento moderado a forte em muitos locais. A chuva pode causar alagamentos repentinos nos centros urbanos", explica o boletim do Climatempo.

Na Região Sul, predomina uma massa de ar seco. Apenas no Vale do Itajaí (SC) e no leste do PR deve chover hoje.

Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo têm recorde de chuvas

Mais chuva forte deve cair em regiões já castigadas pelas enchentes: Sul da Bahia, Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o acumulado de chuva já ultrapassa muito a média de todo o mês nesta região.

"Em algumas estações meteorológicas do INMET, o mês de dezembro de 2021 é o mais chuvoso há pelo menos 15 anos", explica o Instituto em análise divulgada no site.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é o principal fenômeno meteorológico responsável pelo clima chuvoso nesta área. Para hoje, o total de chuva previsto pelo INMET ainda é significativo: entre 80 e 100 mm.

saiba mais

Rio Grande do Sul inicia colheita de milho verão; Emater vê perdas irreversíveis

"Tragédia gigantesca", afirma governador da Bahia sobre chuvas no Estado

 
Source: Rural

Leave a Reply