Skip to main content

Em 1976, a New Holland, marca pertencente à CNH Industrial, fabricou sua primeira colheitadeira no Brasil. A estreia foi com o modelo NH 1530, lançada um ano depois do início das atividades da empresa no mercado brasileiro, em Curitiba (PR). A máquina foi produzida de 1976 a 1979 e, para a agricultura que ainda se praticava na época, ainda bem distante da que vemos hoje nas lavouras brasileiras, serviu bem, lembra a empresa.

“Foi uma colheitadeira que se adaptou muito bem à agricultura nascente brasileira à época. Tinha ainda uma plataforma pequena e era boa para pequenas lavouras. Se encaixou muito bem em termos de capacidade e desempenho”, conta Mario Pino, supervisor do Suporte ao Produto-Colheitadeiras, em comunicado divulgado pela companhia.

Em 2021, quando a empresa completou 46 anos no mercado brasileiro, uma unidade dessa máquina foi restaurada e exposta pela New Holland, na capital paranaense. O equipamento está exposto desde novembro.

A NH 1530 restaurada ficará agora em exposição na galeria da fábrica de Curitiba (PR). (Foto: Reprodução)

 

 

A ideia de restaurar a NH 1530 surgiu em uma visita de Mário Pino à fábrica da New Holland na Bélgica. Ao ver a colheitadeira exposta no museu da fábrica, teve a ideia de fazer o mesmo no Brasil. A ideia foi acolhida pela diretoria da marca e o modelo foi encontrado pela concessionária Equagril em uma propriedade de um cliente do interior do Paraná.

O projeto contou com o apoio de 10 concessionários em quatro estados diferentes: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foram dois anos de trabalho. Pino explica que não foi fácil. Foi preciso desmontar e lavar todas as peças, para então tratar cada pedaço de forma adequada para a pintura. Infelizmente. Muitos componentes estavam danificados ou simplesmente não existiam mais. “Foi preciso recorrer até a desmanches para encontrar algumas peças de substituição”, afirma.

saiba mais

No agronegócio, 5G poderá dar suporte a tratores autônomos

Como é dirigir uma colheitadeira gigante?

 

“Recuperar este patrimônio que é parte da nossa história e da história da agricultura brasileira é um privilégio e uma honra para nós da New Holland”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul.

A NH 1530 restaurada ficará agora em exposição na galeria da fábrica de Curitiba, ao lado das suas sucessoras imediatas, a 4040, a 5050 e a nova geração de máquinas.  “Se não fosse a 1530, essa fábrica não teria razão de existir naquela época. Os tratores só vieram para Curitiba em 1986, quando a Ford comprou a New Hollands”, lembra Pino.

Leia mais sobre Empresas e Negócios
Source: Rural

Leave a Reply