Skip to main content

O otimismo do setor pecuário brasileiro com a reabertura das importações de carne bovina da China não provocou grandes mudanças nos preços da arroba do boi gordo, avalia o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em relatório antecipado ao Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. As cotações registraram pequenas oscilações ao longo da última semana – cenário que, inclusive, já vinha sendo verificado antes do anúncio da retomada das exportações da proteína brasileira ao gigante asiático.

Pecuaristas restringiram a oferta de animais para abate, esperando por preços mais altos (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

A espera de alta nos preços fez com que muitos pecuaristas passassem a restringir a oferta de gado pronto para o abate, uma vez que foram favorecidos pela melhora dos pastos, devido às recentes chuvas. "Outro fator são as questões fiscais. Produtores se afastam do mercado spot nacional, indicando voltar a negociar apenas no início do próximo ano", aponta o Cepea.

Assim, no acumulado da parcial deste mês (entre 30 de novembro e 20 de dezembro), o indicador do boi gordo Cepea/B3 (Estado de São Paulo, à vista) acumula pequena queda de 1,43%, fechando a R$ 317,70 na última segunda-feira (20/12).

Já a carne negociada no mercado atacadista, as valorizações mais intensas são barradas pelos atuais preços elevados da proteína no varejo e também pela maior competitividade das proteínas concorrentes, como as carnes suína e de frango, especialmente diante do baixo poder de compra da maior parte da população. Para a carcaça casada do boi comercializada no atacado da Grande São Paulo, a desvalorização na parcial deste mês é de 1,47%, sendo negociada a R$ 20,14/kg na última segunda-feira.

O Cepea observa que há um movimento de alta nos preços do boi gordo das médias mensais, que, por sua vez, não tem sido repassada na mesma intensidade para a carne. "Entre novembro e dezembro, enquanto o valor médio da arroba de boi gordo subiu 6,3%, o da carne avançou em menor intensidade, 4%."

saiba mais

Supermercados da UE param de vender carne do Brasil devido ao desmatamento

Falta de chuva prejudica pastagens no Rio Grande do Sul

 

Já na comparação anual, entre dezembro/2020 e dezembro/2021, o preço da arroba do boi gordo registra aumento real de 2,21%, em comparação com o preço da carne no atacado, que apresenta queda de 1,23%, conforme as médias mensais deflacionadas pelo IGP-DI. "Esse cenário evidencia que as variações da arroba vêm sendo repassadas parcialmente à carne no atacado. A arroba bovina, inclusive, se valorizou com mais intensidade do que a carne, a vantagem no preço do animal para abate frente à da proteína se ampliou em dezembro", diz o relatório do Cepea.

Quanto às exportações brasileiras de carne bovina in natura, a Secex informou que até a terceira semana de dezembro foram exportadas 66,03 mil toneladas da proteína. A média diária de embarques está em 5,09 mil toneladas, ante 6,47 mil toneladas em dezembro de 2020.

Segundo o Cepea, na semana que antecedeu o anúncio da volta dos envios à China, os embarques médios nacionais eram de 4,73 mil toneladas. "Caso o ritmo atual seja mantido, as exportações brasileiras de carne podem voltar a ficar acima das 100 mil toneladas, mas ainda abaixo do registrado em dezembro de 2020."
Source: Rural

Leave a Reply