Skip to main content

A Argentina irá cortar as taxas de exportação de soja, milho e trigo, mas apenas se forem orgânicos, que atualmente representam uma pequena fração da safra do grande produtor de grãos.

Lavoura de soja em Rio Verde (GO) (Foto: REUTERS/Jose Roberto Gomes)

 

O governo do país sul-americano disse que muitos produtos orgânicos e ecológicos teriam as tarifas de exportação eliminadas. Trigo, milho e soja orgânicos pagariam taxas reduzidas nesse esquema para encorajar a produção e trazer dólares de exportação.

A mudança pode animar alguns produtores, embora não afete a grande maioria das exportações de grãos, que não são classificados como orgânicos.

A Argentina é o maior exportador mundial de soja processada, o segundo maior exportador de milho e um grande produtor de trigo.

saiba mais

Indústria de soja afirma que 3% da expansão no Cerrado ocorreu em área nativa de 2014 a 2021

Soja e milho sobem na bolsa de Chicago

 

"O objetivo é alinhar a Argentina à tendência do mercado mundial e aumentar a quantidade de produtos exportados com certificação orgânica", afirmou o Ministério da Economia em nota.

Os cortes tarifários incluirão vinhos, molhos, frutas e vegetais orgânicos. Milho e trigo orgânicos verão as taxas cortadas de 12% anteriormente para 7%, enquanto a soja orgânica e o farelo de soja terão cortes para 28% e 25%, respectivamente, de 33% e 30% agora.

A Argentina é um grande produtor de orgânicos, mas o segmento responde por uma pequena parte de sua produção agrícola.

Leia mais sobre Soja 
Source: Rural

Leave a Reply