Skip to main content

Confira os destaques desta segunda-feira (13/12) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recordista nacional

 

 

Produtor de grãos e sementes Pedro Basso comemora produtividade recorde nesta temporada (Foto: Divulgação)

 

Com 98 sacas de 60 kg colhidas por hectare plantado, quase o dobro da média do Estado, o produtor de grãos e sementes Pedro Basso, de Vacaria (RS), foi o recordista de produtividade da safra 2020/21 de trigo no país. Segundo ele, o ano foi excepcional, resultado de um clima frio altamente favorável em julho, época de perfilamento dos grãos (“até nevou em Vacaria”), do investimento em variedades, tecnologia e manejo, do plantio de cobertura antes de semear o trigo e da opção pela técnica do plantio direto há 35 anos. 

Exportação de feijão

 

 

Feijão carioca, que representa 60% da produção nacional, só é consumido no Brasil (Foto: Pixnio)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exportação brasileira de feijão atingiu o recorde de 200 mil toneladas de janeiro a novembro deste ano, com uma receita total de US$ 188 mil ou R$ 1,05 bilhão. Segundo o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe), Marcelo Lüders,o aumento das exportações é benéfico para o produtor, para a balança comercial e também para o consumidor interno porque garante liquidez ao agricultor para manter os investimentos na cultura.

Semana chuvosa

 

 

Previsão é de semana chuvosa em todo o país (Foto: Thinkstock)

 

O excesso de chuva deve atrapalhar o pleno desenvolvimento das lavouras, além de impedir os tratos culturais ao longo desta semana. Na região Sudeste, a tendência é de tempo fechado e chuva a qualquer hora do dia. Já no Centro Oeste, a presença de uma frente fria manterá condições de chuvas regulares sobre grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e no sul do Pará.

Menor movimentação nos portos

 

 

Porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

 

O milho e o açúcar puxam queda na movimentação portuária em outubro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (13/12) pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No porto de Santos, maior da América Latina, a queda foi de 18,1%, sendo 45,1% no volume de de açúcar e de 41,1% na carga de milho.

Soja e desmatamento

 

 

(Foto: Sergio Ranalli)

 

O desmatamento associado à soja no Cerrado registrou a menor taxa dos últimos 20 anos, destaca o gerente de Sustentabilidade da Associação Brasleira das Indústrias de Óleos Vegetais, Bernardo Pires, no Vozes do Agro desta segunda-feira (13/12).

Perspectivas para 2022

 

 

Globo Rural e Valor Econômico recebem Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da FGV (Foto: Reprodução/Youtube)

 

No encontro de estreia da Semana do Agro, uma programação especial de lives para discutir tendências do agronegócio, realizada pela revista Globo Rural e o jornal Valor Econômico, o coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues, afirmou que 2022 deve ser um ano bom, mas com margens [de lucro] menores. 

Mais cana em 2022

 

Daniel Moreira do Valle, gerente executivo de estratégia e participações da Cooperçúcar, foi o convidado da terceira live do Melhores do Agro (Foto: Reprodução)

 

Na terceira live da série de encontros com vencedores da edição deste ano do Melhores do Agro, o gerente executivo de estratégia e participações da Cooperçúcar, Daniel Moreira do Valle, destacou que as chuvas registradas no último trimestre de 2021 deverão contribuiu para a recuperação dos canaviais em 2022, garantindo maior equilíbrio entre oferta e demanda de etanol no país. 
Source: Rural

Leave a Reply