Skip to main content

Em abril de 2020, quando a pandemia já dava sinais de avanço e o mercado consumidor passava a mudar os hábitos, a produtora de café Eleonora Maria Monnerat se deparou com outra dificuldade: um incêndio de grande proporção que queimou parte considerável de seu cafezal em Bom Jardim, no Rio de Janeiro.

Durante participação no Prêmio Melhores do Agro 2021, ela contou que estava na fazenda, também por conta da Covid-19, quando viu as chamas que se alastravam. “Nós estávamos em plena colheita e fomos surpreendidos por um fogo durante a noite. Na plantação, o que não queimou foi contaminado”.

saiba mais

De grãos à aquicultura, vencedoras do Prêmio Mulheres do Agro provam ser capazes de liderar com excelência

 

Eleonora Maria Monnerat Erthal administra a Fazenda Café Monthal em Bom Jardim, no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Redação Globo Rural)

 

A produtora conta que após o acidente, ela e o marido cogitaram desistir. Mas a paixão pela atividade falou mais alto na Fazenda Café Monthal. Para recomeçar o negócio, uma série de mudanças com foco em inovação e sustentabilidade foram aplicadas, a fim de retomar o Café Geisha, carro-chefe da empresa.

“Temos famílias que dependem de nós. Recomeçamos de uma maneira diferente, reformamos os armazéns, colocamos uma tecnologia de monitoramento nas lavouras, criamos uma estação meteorológica e temos um projeto de robótica com uma startup”, revela Eleonora. 

saiba mais

Carmen Perez lança documentário para mostrar como criar gado com bem-estar

 

Além disso, ela ainda menciona apostar no sistema agroflorestal como mais uma prática que busca o equilíbrio entre o social, o ambiental e o econômico. E o primeiro consórcio com o café foi a oliveira, cuja colheita das azeitonas é destinada para a produção de azeite, assim permitindo uma segunda fonte de renda à Eleonora e família. 

Mediante às mudanças na gestão da fazenda e aos resultados positivos advindos mesmo em meio à pandemia, a cafeicultora foi contemplada com o 2º lugar do Prêmio Mulheres do Agro 2021 na categoria média propriedade. Com foco em inovação e sustentabilidade, a premiação concedida pela Bayer e Abag elegeu nove vencedoras em três categorias. “Nós conseguimos mudar a história da nossa fazenda e recebemos prêmios que nos surpreenderam".

Para assistir a participação de Eleonora na 17ª edição do Prêmio Melhores do Agro, basta clicar no player abaixo:

 

 
Source: Rural

Leave a Reply