Skip to main content

A mais tradicional e importante premiação do agronegócio brasileiro já tem data marcada: será no dia 30 de novembro, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo site e pelos canais da revista Globo Rural no Youtube, Instagram, Facebook e LinkedIn. A cerimônia de entrega do 17º Melhores do Agronegócio seguirá o formato do ano passado, com os apresentadores conduzindo o evento em um estúdio de vídeo. Assim como ocorreu em 2020, é esperada uma grande interação com a audiência, convidados e representantes das empresas vencedoras desta edição.

Melhores do Agronegócio, em sua 17ª edição, será transmitido via internet a partir de um estúdio (Foto: Globo Rural)

 

 Um dos grandes destaques deste ano é o faturamento líquido das 500 maiores companhias participantes da pesquisa. Pela primeira vez, a cifra superou R$ 1 trilhão, 18% acima do resultado obtido no ano anterior.

"A evolução desse valor mostra, mais uma vez, a força e a capacidade do setor para se adaptar, inovar, e sobretudo, resistir à mais inesperada crise que o mundo viveu neste século. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, com isolamento social e paralisação do comércio, a cadeia produtiva manteve-se firme, produtiva, criou novos protocolos, garantiu o abastecimento interno e ainda aumentou significativamente as vendas de diversos produtos para os mercados mais exigentes", resume Cassiano Ribeiro, editor-chefe da Globo Rural.

saiba mais

Melhores de Agro debatem desafios e oportunidades para uma produção mais sustentável

Agronegócio seguirá puxando o PIB brasileiro em 2021, diz economista Monica de Bolle

 

O prêmio Melhores do Agronegócio é referência no Brasil e conta com a parceria da Serasa Experian, responsável pela pesquisa e metodologia de avaliação dasempresas. Em 2020, mais de 600 companhias abriram seus balanços financeiros e responderam aos questionários. A avaliação leva em consideração os índices financeiros das empresas no ano, tais como receita líquida, endividamento, liquidez e margem, que possuem um peso de 70%, e itens relacionados à responsabilidade socioambiental, que têm peso de 30%na nota final.

Além do evento de premiação, a Globo Rural produz um anuário impresso com reportagens sobre as vencedoras e o ranking completo com as 500 maiores empresas do setor. A publicação é distribuída a todos os assinantes e também pode ser encontrada nas bancas do
Brasil entre dezembro e janeiro.

Mariana Grilli, repórter da Globo Rural, e Cassiano Ribeiro, editor-chefe, na apresentação do Melhores do Agronegócio de 2020 (Foto: Globo Rural)

Serão premiadas as melhores empresas em 22 categorias: alimentos e bebidas; atacado e varejo; aves e suínos, bioenergia; comércio exterior; cooperativas; defensivos agrícolas; fertilizantes; frutas, flores e hortaliças; indústria de café; indústria de carne bovina; indústria de soja e óleo; laticínios; máquinas e equipamentos agropecuários; massas e farinhas; nutrição animal; produção agropecuária; reflorestamento, celulose e papel; saúde animal; sementes; e serviços agropecuários.

Além desses, são concedidos quatro prêmios especiais, escolhidos por uma comissão julgadora, composta por autoridades e personalidades convidadas pela redação da Globo Rural: a melhor em sustentabilidade; a melhor entre as empresas que têm faturamento líquido de até R$ 78 milhões (pequenas e médias); a maior do agronegócio; e a campeã das campeãs.

Acompanhe o especial Melhores do Agronegócio

No ano passado, a premiação contou com uma audiência de mais de 1.000 pessoas em tempo real e, ao todo, teve cerca de 100 mil visualizações nas redes sociais. No dia seguinte ao evento, os representantes das empresas vencedoras participaram de uma reunião virtual fechada, com a participação da ministra da Agricultura, Pecuária eAbastecimento, Tereza Cristina, além de especialistas, representantes de entidades e convidados. A ação teve o objetivo de conectar os participantes e promover o diálogo entre os diferentes segmentos
do setor, o que normalmente ocorria nos eventos presenciais. A ação será repetida neste ano. 

Em 2021, o prêmio Melhores do Agronegócio conta com o patrocínio do Banco do Brasil.

 
Source: Rural

Leave a Reply