Skip to main content

Algumas áreas de instabilidade se mantém sobre o sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e leste de Santa Catarina. Com isso, a quinta-feira (11/11) pode ter eventuais pancadas de chuva restritas sobre essas regiões. No Rio Grande do Sul, o tempo segue aberto. Na sexta-feira (12/11), o tempo abre totalmente sobre a região Sul, informa a Rural Clima.

Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba seguem com altos volumes de chuva em diversas áreas produtoras (Foto:Divulgação)

 

Sudeste

O corredor de umidade que se formou sobre o Sudeste mantém o tempo bastante fechado e com previsões de chuva a qualquer hora do dia em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo nesta quinta-feira (11/11). No entanto, segundo a Rural Clima, elas devem acontecer em forma de pancadas. A partir de sexta-feira (12/11), a tendência é que essa linha de instabilidade avance sobre Minas Gerais e leve chuvas mais generalizadas ao estado, enquanto São Paulo segue com chuvas pontuais.

saiba mais

Conab eleva estimativa de safra de grãos para 289,8 milhões de toneladas

 

Matopiba

A tendência para a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) é de chuvas regulares sobre  grande parte das regiões produtoras, tanto do oeste da Bahia, quanto Tocantins, sul do Tocantins e sul do Maranhão. Essas áreas devem receber chuvas regulares, até acima da média em alguns momentos.

As frentes frias devem passar rapidamente pelo Sul e Sudeste, organizando melhor os corredores de umidade sobre a região centro-norte. Essas linhas de instabilidade devem causar problemas para o andamento do plantio da soja, que por conta do excesso de chuva, está paralisado em algumas áreas. Por outro lado, as chuvas permitirão a manutenção da umidade do solo. "Aproveitem os momentos de abertura de sol, porque há uma tendência de chuvas bastante regulares e intermitentes neste mês de novembro", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Brasil deve produzir, processar e exportar mais soja na safra 21/22

 

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, há previsões de chuva para toda a segunda quinzena de novembro. Os corredores de umidade posicionados sobre a faixa central do Brasil devem levar chuvas frequentes sobre grande parte das regiões produtoras de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e norte do Mato Grosso do Sul.

"Isso traz preocupações como a diminuição de irradiação solar e de taxas fotossintéticas, e consequentemente, taxas de fotossimilados, que reduzem os índices de produtividade de sojas precoces. Além disso, o tempo mais fechado e úmido aumenta os índices de pressão para doenças", alerta o agrometeorologista.
Source: Rural

Leave a Reply