Skip to main content

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama pediu, nesta segunda-feira, que a conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU) em Glasgow aborde os riscos da elevação do nível dos mares criam para os países insulares.

Ex-presidente dos EUA, Barack Obama, discursa na COP26 (Foto: REUTERS/Phil Noble)

 

Obama disse que os relatos das nações-ilhas nas conversas climáticas de 2015 foram cruciais para se chegar ao Acordo de Paris naquele ano, conforme o qual os países se comprometem a manter o aumento da temperatura global média "bem abaixo" de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

"Fui moldado por minha experiência de crescer no Havaí", disse Obama, acrescentando: "Temos que agir agora para ajudar com a adaptação e a resistência".

saiba mais

Agricultura defende qualificação de produtores para atender critérios de rastreabilidade e sustentabilidade

COP26 vê impasse em financiamento do clima à custa de países pobres

 

Outros oradores na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26) pressionaram Obama por causa da incapacidade dos Estados Unidos e de outros países ocidentais de cumprir as promessas de fornecer 100 bilhões de dólares anuais de financiamento para o clima.

"Entre outros, os EUA estão assombrosamente aquém de pagar sua parcela justa do financiamento para o clima", disse o primeiro-ministro de Fiji, Frank Bainimarama, e acrescentou: "Agora que estamos mais vulneráveis nos dizem para engolir e esperar".

"As nações desenvolvidas estão falhando conosco", disse Bainimarama.
Source: Rural

Leave a Reply