Skip to main content

Áreas de instabilidade podem ser observadas pelas imagens de satélite sobre grande parte das regiões do norte do Mato Grosso, norte de Goiás, norte de Minas Gerais, norte de Rondônia, Pará, Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e sul do Piauí, informa a Rural Clima.

Rio Grande do Sul segue com tempo aberto até quarta-feira (3) (Foto: Getty Images)

 

De acordo com o agrometeorologista, Marco Antonio dos Santos, a segunda-feira (1/11) será marcada por eventuais pancadas de chuva sobre a costa leste e sudeste, regiões produtoras de Minas Gerais, norte do Goiás, Vale do Araguaia no Mato Grosso e extremo norte de Tocantins e Pará. "Nas demais regiões, o tempo segue aberto com eventuais pancadas de chuva".

De acordo com o boletim agroclimático, também são esperadas tempestades sobre a região da Zona da Mata Mineira, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro.

saiba mais

COP-26 e o agronegócio: 5 desafios do Brasil no combate às mudanças do clima

 

No Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraguai e sul do Mato Grosso do Sul, a tendência é de tempo aberto para segunda-feira (1/11) e terça-feira (2/11). Essas áreas instáveis que estão sobre a região central e norte, devem ganhar forças e causar chuvas generalizadas sobre boa parte das regiões produtoras de Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais e Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

A partir de quarta-feira (3/11), uma nova frente fria começa a se formar e avançar sobre a região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Com isso, são esperadas chuvas para grande parte das regiões produtoras do estado gaúcho, além de SC e extremo sul do PR. "Essas chuvas permitirão a manutenção da umidade do solo que já sofreu redução significativa nos últimos 10 dias devido à ausência de chuva e bastante sol", afirma Santos.
Source: Rural

Leave a Reply