Skip to main content

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou nesta segunda-feira, durante a COP26 em Glasgow, que o Brasil elevou suas metas de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para 50% em 2030, ante a proposta inicial de 43%, e afirmou ainda que o país atuará para chegar à neutralidade das emissões até 2050. O ministro não detalhou o que será feito para que essas metas sejam atingidas.

Reduzir o desmatamento está entre os princiáis desafios do Brasil contra as mudanças climáticas (Foto: Cristiano Martins / Arquivo / Ag. Pará )

 

As novas metas do Brasil foram anunciadas em Brasília (DF), em um evento divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como a abertura da participação do Brasil na Conferência do Clima (COP26), com participação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

De acordo com o ministro, que chefia a delegação brasileira na reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, as duas novas metas, mais ambiciosas, serão formalizadas durante as negociações em Glasgow, onde acontece a conferência. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o ministro passa essa primeira semana da COP26 em Brasília e deve ir para Glasgow, na próxima semana.

saiba mais

COP-26 e o agronegócio: 5 desafios do Brasil no combate às mudanças do clima

Aposta do Brasil na COP, Cédula do Produto Rural Verde esbarra em regulamentação

 

Em pronunciamento no mesmo evento, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou iniciativas do setor, como a agricultura de baixo carbono e o incentivo à adoção de sistemas integrados, como o de integração lavoura pecuária e floresta (ILPF). "Temos muitas áreas de pastagem que podem ser usadas de maneira sustentável", disse ela.

Lembrando que o Brasil utiliza apenas 30% do seu terriório com a atividade agropecuária, Tereza Cristina destacou ainda que o Código Florestal prevê a preservação de vegetações nativas em propriedades rurais à proporção de 20% a 80% a depender da região. E prevê também iniciativas de preservação de nascentes e cursos d'água.

"Implementando-se plenamente o Código Florestal e as boas práticas, consolidaremos a conservação ambiental aliada à produção agrícola, reforçando a condição do Brasil como potência agroambiental", disse ela.

"Parte da solução"

Em uma mensagem gravada, o presidente Jair Bolsonaro informou que autorizou a elevação das metas de redução de emissão de gases do efeito estufa a serem apresentadas pelo Brasil no encontro e disse que o país é parte da solução para as mudanças climáticas, e não do problema.

"Repito minha mensagem a todos que participam da COP26 e aos brasileiros: o Brasil é parte da solução para superar esse desafio global. Os resultados alcançados até 2020 demonstram que podemos ser ainda mais ambiciosos", disse. Bolsonaro não irá a COP26. 
Source: Rural

Leave a Reply