Skip to main content

Uma massa de ar polar no sul do Brasil mantém o tempo aberto em boa parte das regiões produtoras, indica o boletim agroclimático da Rural Clima.Existem algumas áreas de instabilidade espalhadas pelo Brasil, porém não há muitas nuvens.

Massa de ar polar no sul do Brasil deve atrapalhar bons volumes de chuva no país (Foto: Getty Images)

 

"A quarta-feira (20/10) será marcada por chuvas muito irregulares sobre somente a faixa leste do país, pegando desde o litoral de Santa Catarina, passando por todo litoral Sudeste, principalmente Minas Gerais e também Goiás", informa Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Essa frente fria, que hoje está entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, deve avançar e causar chuvas, ainda de forma irregular, no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e algumas áreas do interior do Nordeste. A partir de sexta-feira (22/10), essas áreas devem avançar para a região Norte e então, há previsão de chuvas volumosas sobre as regiões produtoras do Matopiba, Pará, norte do Mato Grosso.

saiba mais

Rio Grande do Sul colhe o trigo em cenário de bons preços

Plantio da soja atinge 22% da área, o segundo mais rápido da história

"Toda região Centro-Sul deve ter tempo aberto e isso é um grande problema porque tem muitas áreas que foram semeadas e começam a ter déficit hídrico em suas plantações e algumas perdas já começam a ser observadas, principalmente no sudoeste goiano, onde as chuvas não ocorreram de forma generalizadas", alerta Santos.

Somente no sábado (23/10), uma nova frente fria se forma no sul do Paraguai e leva chuvas para várias partes das regiões produtoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul e leste do Mato Grosso e oeste de São Paulo. Entre sábado e domingo, o sistema ganha força e há previsão de chuvas volumosas para as regiões produtoras do país.

Devido às águas extremamente frias e a formação de uma La Niña no pacífico, a tendência ainda é de chuvas muito irregulares nessa faixa. "Vamos ainda ter problemas pontuais devido a essa irregularidade", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply