Skip to main content

Áreas de instabilidade associadas à presença de uma frente fria mantêm o tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte da região central do Brasil nesta segunda-feira (18/10). As imagens de satélite analisadas pela Rural Clima mostram um corredor de umidade sobre as áreas produtoras do leste de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Pará.

Semana será chuvosa no Brasil inteiro deve favorecer o desenvolvimento da nova safra (Foto: Thinkstock)

 

No Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraguai, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o tempo amanhece aberto e sem previsões de chuva para segunda-feira (18). Porém, a partir de terça-feira (19/10), as áreas de instabilidade ganham força e há previsões de chuvas generalizadas sobre as regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Groso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, oeste da Bahia e oeste do Piauí.

A ausência de chuvas para a semana fica para o Rio Grande do Sul e algumas áreas do Paraguai. "Com o deslocamento dos corredores de umidade sobre a região central e norte do Brasil, o tempo abre nessas localidades. No entanto, esse período com ausência de chuvas será extremamente favorável para a colheita do trigo que está sendo afetada pelo excesso de precipitações. A partir do final de semana, a chuva volta à região", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

saiba mais

Chuva trouxe otimismo para a florada da laranja, avalia Cepea

Mudanças climáticas podem comprometer plantio de eucalipto

 

Na quarta-feira (20/10), com o avanço da frente fria para as regiões produtoras do Sudeste, principalmente entre o Rio de Janeiro e Espírito Santo, as áreas de instabilidade ganham mais força sobre a região norte brasileira levando chuvas generalizadas para os estados do Sudeste, além de Rondônia, Mato Grosso, Goiás e, de forma irregular, no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia).

"Com o avanço da frente fria sobre o Nordeste, a tendência da semana é que essas áreas ganhem força sobre o Matopiba e a partir de quarta-feira (20) comecem as chuvas generalizadas".

Leia mais notícias sobre Agricultura no site da Globo Rural

Santos explica que apesar de irregularidade do regime de chuvas em grande parte do Brasil, o plantio da soja segue avançando rapidamente em todas as áreas produtoras. "Dificilmente haverá interrupções longas como aconteceu em 2020. Pelos próximos 15 dias, a tendência de condições extremamente favorável para o plantio do milho, desenvolvimento das lavouras perenes como cana-de-açúcar, café, laranja, hortaliças e outras, além da manutenção da umidade do solo nas regiões central e norte", finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply