Skip to main content

 

Boa noite! Confira os destaques desta sexta-feira (24) no site da Globo Rural.

Ministra com Covid-19

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (Foto: Guilherme Martimon/Mapa)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou, nesta sexta-feira (24), que foi diagnosticada com Covid-19 e que cancelou todos os seus compromissos presenciais. Em mensagem divulgada por meio de seu perfil no Twitter, ela disse que está bem e permanerá em isolamento, conforme recomendação médica.

"Bom dia! Informo a todos que testei positivo para Covid-19. Estou bem. Cancelei meus compromissos presenciais e permanecerei em isolamento durante o período de orientação médica", afirmou.

Alimentação em debate na cúpula da ONU

Cesta de alimentos (Foto: Divulgação)

 

A primeira Cúpula de Sistemas Alimentares realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) se encerrou nesta sexta-feira (24) mostrando que é preciso revisar a forma como o acesso ao alimento está distribuído ao redor do mundo.

Até o momento, 148 compromissos foram registrados, como resultado de um processo inclusivo e engajado de 18 meses com diversas partes interessadas. Durante as apresentações, agricultores, mulheres, jovens e grupos indígenas discutiram prioridades, necessidades e lacunas para sistemas alimentares mais saudáveis e justos.

Representando o Brasil, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou em pronunciamento previamente gravado a construção de a Coalizão sobre Crescimento Sustentável da Produtividade em parceria com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack.

Bolsonaro fala sobre crise hídrica

Presidente Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

O presidente Jair Bolsonaro creditou às mudanças climáticas a escassez hídrica que o Brasil está enfrentando – apesar de já ter questionado várias vezes o aquecimento global – e afirmou que o país está agindo com "planejamento, seriedade e transparência".

A declaração, em discurso em vídeo gravado, foi feita em um painel sobre transição energética organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) às margens da Assembleia-Geral, que acontece esta semana em Nova York.

Regras para uso de drones

Demonstrações do uso da tecnologia 5G com drone em Londrina (PR) (Foto: José Fernando Ogura/AEN/Divulgação)

 

Após três anos de discussões, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 298, que estabelece as regras para operação de drones na aplicação de agrotóxicos, adjuvantes, fertilizantes, inoculantes, corretivos e sementes.

Os operadores de drones terão que ter mais de 18 anos e possuir curso específico homologado pelo Mapa de aplicador aeroagrícola remoto e, em determinados casos, também vão precisar de acompanhamento de responsável técnico, engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal, para coordenar as atividades.

Chuva no fim de setembro

Tempo nublado em plantação (Foto: Getty Images)

 

Os últimos dias de setembro devem ser mais chuvosos em grande parte do Brasil, avalia a Rural Clima. Uma situação que deve ganhar força ao longo do mês de outubro, levando chuva mais generalizada nas principais regiões produtoras do Brasil.

O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos disse que as ocorrências dos próximos dias, ainda que melhorem as condições para o plantio da safra nova e o desenvolvimento de lavouras já semeadas, ainda não significam uma normalização do regime de chuvas no país, o que deve ocorrer mais ao longo de outubro.

Safra no Paraná

Colheita da safra de soja no Paraná (Foto: Gilson Abreu/AEN)

 

Relatório sobre a safra de verão 2021/22 divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral) aponta que o Paraná pode produzir 25,5 milhões de toneladas de grãos, volume 9% superior ao do ciclo 2020/21, quando foram colhidas 23,3 milhões de toneladas. A área de plantio está estimada em 6,2 milhões de hectares, 1% maior.

Com as chuvas registradas em alguns pontos do Estado, foi possível semear feijão, milho e soja em um ritmo maior do que no ano passado, quando as condições eram ainda mais adversas. Por outro lado, os trabalhos estão abaixo da média histórica.

Mais de 200 vagas de emprego

Unidade da BRF (Foto: Lucas Tavares/Agência O Globo)

 

A BRF está com processo seletivo aberto para preencher 225 vagas de operador de produção na unidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

Nos próximos dias 28 de setembro, 30 de setembro e 5 de outubro, a companhia fará mutirões de contratação nos municípios de Tapurah, Ipiranga do Norte e Sorriso.

Algodão colorido brasileiro em Milão

Peças de roupa feitas com variedade de algodão colorido desenvolvida pela Embrapa (Foto: Embrapa/Divulgação)

 

O algodão colorido, variedade desenvolvida pela Embrapa, será destaque neste sábado (25) em desfile na Milan Fashion Week, em Milão, na Itália. O produto é matéria-prima da marca de moda sustentável Natural Cotton Color.

A pluma é cultivada com contrato de compra garantida por meio da agricultura familiar em assentamentos rurais e comunidades tradicionais (quilombos). A espécie já nasce em tons de bege, marrom e verde – sem uso de aditivos ou corantes.

Vulcão prejudica bananais na Espanha

Agricultores estão desesperados com problemas causados por vulcão a bananais (Foto: REUTERS/Nacho Doce)

 

Depois de mais de 50 anos cultivando bananas na ilha espanhola de La Palma, Antonio Brito Álvarez nunca viu nada como a devastação causada pelo vulcão Cumbre Vieja, que expele rocha derretida e cinzas desde domingo (19).

"Tudo isto está queimado, queimado pelo calor e o vento. As bananas estão totalmente queimadas", disse Álvarez, de 65 anos. As frutas poupadas pelo calor escaldante são danificadas pelas partículas finas de poeira vulcânica dura, que corrói a casca da banana e a deixa sem condições de venda.
Source: Rural

Leave a Reply