Skip to main content

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu, neste sábado (18/9),  que os países ricos assumam seus compromissos e que sejam implantados os mecanismos necessários para remunerar os países em desenvolvimento pelos serviços ambientais. Ela fez as declarações em Florença, na Itália, onde participou da Cúpula de ministros da Agricultura do G20.

O encontro serviu para discutir as contribuições do grupo dos 20 países mais ricos do mundo para a próxima Cúpula dos Sistemas Alimentares, no dia 23 de setembro, em Nova York (EUA), e para a a Conferência do Clima (COP26), em novembro, na Escócia.

Ministros de Agricultura do G20 se reuniram em Florença, na Itália (Foto: Governo da Itália)

 

De acordo com o divulgado pelo Ministério da Agricultura, Tereza Cristina destacou que o mundo vive um momento decisivo na trajetória em direção ao desenvolvimento sustentável. E garantiu que o Brasil está pronto a cumprir com a sua parte, esperando também o mesmo compromisso das demais nações.

“Em ambas as ocasiões, nossas discussões devem ocorrer no contexto da contribuição vital da agricultura para a segurança alimentar global e sua vulnerabilidade aos impactos do aquecimento global e das mudanças climáticas”, disse a ministra, em referência à COP26 e à Cúpula de Sistemas Alimentares.

 

saiba mais

Bolsonaro veta auxílio financeiro a pequeno produtor rural afetado pela pandemia

 

Tereza Cristina também voltou a defender a importância da ciência, da inovação e do desenvolvimento tecnológico para promover as mudanças necessárias. “É por meio da inovação que continuaremos a promover o crescimento sustentável da produtividade na agricultura, com esforços de mitigação e adaptação”, disse.

Em seu perfil no Twitter, a ministra da Agricultura reiterou a argumentação feita ao G20. Ressaltou que a forma como se produz alimentos, fibras e energia tem implicações econômicas, ambientais e para a luta contra a pobreza.

"Foi muito bom poder colocar a posição do Brasil, de que a nossa agricultura é sustentável", disse a ministra, em mensagem de vídeo. Ela fez uma avaliação positiva do encontro dos ministro do G20, que, em sua avaliação permitiu que fossem ouvidas as posições dos países sobre agricultura e meio ambiente.
Source: Rural

Leave a Reply