Skip to main content

Julgamentos de animais de diversas raças marcarão o retorno da Expo Rio Preto, em São José do Rio Preto (SP). Depois de ser cancelado em 2020, por conta do agravamento da pandemia de Covid-19, o evento retorna ao calendário e será realizado entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto.

Raça nelore será uma das julgadas na Expo Rio Preto Edição Especial Julgamentos (Foto: Getty)

 

De acordo com comunicado da prefeitura de São José do Rio Preto, a exposição deste ano, que é a 58ª edição, será realizada em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do município (Acirp) e apoio do Centro Universitário Rio Preto (Unirp). A coordenação institucional dos julgamentos será feita pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

A expectativa é de que mais de 900 animais de diversas raças sejam expostos na piste de julgamentos. Estão previstas avaliações nas raças : Nelore Padrão, Nelore Mocho, Tabapuã, Guzerá, Indubrasil, Simental, Simental Leiteiro, Gir Leiteiro e Girolando. Estarão na feira também, equinos das raças Mangalarga Marchador e Mangalarga Paulista.

saiba mais

Expointer chega ao fim no RS com R$ 1,62 bilhão em negócios e 66,2 mil visitantes

Farm Progress Show termina com sinais de otimismo do agricultor dos EUA

 

“As associações de criadores de raças bovinas e equinas entram como parceiras técnicas e serão responsáveis pelos julgamentos, torneio leiteiro e outras atividades para difusão da pecuária”, explicou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Pedro Pezzuto, de acordo com o comunicado da administração municipal.

Na solenidade de lançamento da Expo Rio Preto – Edição Especial Julgamentos, o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, destacou o simbolismo do evento. Segundo ele, significa uma retomada da economia, apesar da necessidade de ainda se adotar medidas de saúde e segurança contra a propagação da Covid-19.

Por conta desses protocolos, a exposição não terá presença de público. Os julgamento serão transmitidos via internet.

Pró-genética

Ainda segundo a prefeitura de São José do Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo e o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Junior, assinaram um ofício a ser enviado ao Governo de São Paulo, pedindo a inclusão do Estado no programa Pró-genética, mantido pela associação.

"Estar na EXPO Rio Preto é promover as raças zebuínas e divulgar ainda mais o trabalho da ABCZ, é mostrar a potencialidade das raças e o comprometimento que temos com o pecuarista na sustentabilidade, geração de renda, a tradição do homem do campo e a responsabilidade com produção de alimentos e segurança alimentar para com nossos parceiros comerciais exportadores que demandam carne e leite”, disse Borges.
Source: Rural

Leave a Reply